Aécio recebe artistas da segunda edição do Vozes do Morro

O governador Aécio Neves recebeu as dez bandas e artistas solo selecionados para participar da segunda edição do Vozes do Morro.

Aécio recebe artistas da segunda edição do Vozes do Morro
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves recebeu, nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, as dez bandas e artistas solo selecionados para participar da segunda edição do Vozes do Morro. O projeto é aberto a músicos e bandas de vilas, favelas e aglomerados de Belo Horizonte e da Região Metropolitana. Os selecionados têm patrocínio do Estado para gravação de DVDs e CDs que são veiculados em emissoras de rádio e TV parceiras do Governo no projeto. Também são parceiros o Sebrae-MG e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

“É um projeto absolutamente inédito no Brasil que permite a Minas Gerais conhecer os seus talentos e permite a esses talentos terem a oportunidade que eles não teriam se não houvesse a participação dos veículos de comunicação do Estado. São os veículos os grandes formalizadores desse projeto”, afirmou o governador, em entrevista.

Os dez selecionados

Os selecionados deste ano são o sambista Geraldo Magnata, do bairro Jardim Montanhês (BH); o rapper Kdu dos Ânjos, da Vila Cafezal (BH); e o cantor de black music, U-Gueto, do Morro das Pedras (BH). E ainda as bandas Estilo Feminil, de Ribeirão das Neves; Encontro Vocálico e Cajaba de Santa Luzia; Seu Silva, de Ibirité; Favela Groove, do Palmital; e Samba de Quintal, do Morro das Pedras, em Belo Horizonte. Eles foram selecionados em um universo de 323 artistas que se inscreveram para participar do projeto.

“É um programa extraordinário e começa a ter frutos. Vamos nos orgulhar de ver muitos desses talentos aí pelo Brasil afora ou fora do Brasil fazendo sucesso”, disse Aécio Neves.

Os dez selecionados gravarão uma faixa musical, spots para rádio e um videoclipe que serão veiculados a partir de julho nas TVs e rádios que apóiam o programa. Os spots e clips serão exibidos em espaços gratuitos cedidos pelas emissoras até novembro.

Diversidade

Segundo o governador, o Vozes do Morro é um projeto de grande alcance social pela sua capacidade de dar visibilidade a artistas de áreas pobres e por facilitar o contato desses artistas com o público. O projeto valoriza músicas inéditas e a diversidade de linguagens musicais.

“Esse é um programa de uma dimensão social extraordinária e fortalece aquilo que Minas Gerais tem numa profundidade que talvez nem todos do Brasil conheçam, que são as nossas raízes culturais, que são as nossas manifestações musicais mais diversas”, disse ele.

Curso inédito

O Vozes do Morro também oferece cursos de formação gerencial para estimular os artistas a administrarem bem a carreira e se prepararem melhor para o mercado. O curso “O Nosso Negócio é Música” é inédito e foi desenvolvido especialmente pelo Sebrae para o Vozes do Morro. Será realizado em módulos e tem caráter obrigatório para os participantes do projeto, que deverão apresentar plano de negócios ao final do curso.

Novo impulso

O anúncio dos novos selecionados para o Vozes do Morro contou com a presença de artistas que participaram do projeto no ano passado. Entre eles, Ivo do Pandeiro, que tocou ao lado de Seu Somingos e de Valter Ferreira músicas de compositores consagrados como A Voz do Morro, do Zé Keti, e Trem das Onze, de Adoniram Barbosa. Ao final da solenidade, o governador se juntou ao grupo e cantou sambas antigos.

Cilene Motta, integrante da Banda Maria Pretinha, também participante da edição 2008, falou em nome dos artistas. Ela disse que a carreira ganhou impulso graças à divulgação das músicas da banda nas emissoras de rádio e TV, através do Vozes do Morro.

“Desde então, nos apresentamos em diversos shows, fomos chamados para dar entrevistas e abrimos o show do O Rappa, em Belo Horizonte. Participar desse projeto é a concretização de um sonho. Estamos construindo a história da música em nossas vilas e favelas”, disse ela.

Desde o seu lançamento no ano passado, o projeto tem como padrinhos artistas consagrados da MPB: Flávio Venturini, Vander Lee, Fernanda Takai, do Pato Fu; Rogério Flausino, do Jota Quest e Samuel Rosa, do Skank. Este ano ganhou mais dois padrinhos – Lô Borges e o rapper Renegados. Eles têm como principal missão ajudar a promover os artistas do Vozes do Morro.

Artistas selecionados no Vozes do Morro 2009

Carreira solo

Geraldo Magnata – Representa a comunidade do Jardim Montanhês, em Belo Horiozonte
Estilo musical - Samba
Música selecionada- Vai que eu to te vendo.

Kdu dos Anjos – Representa a comunidade da Vila Cafezal, em Belo Horizonte
Estilo musical - Rap
Música - Contos de Fada

U-Gueto – Representa a comunidade do Morro das Pedras, em Belo Horizonte
Estilo musical - Black music, soul
Música - Vai neguinho

Bandas

Estilo feminil – Representa a comunidade do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte
Estilo Musical - Black Music, Hip-Hop e MPB.
Música - Cansei

Cidadão Comum – Representa Ribeirão das Neves
Estilo musical - Rock
Música - O menino é o pai do homem

Encontro Vocálico - Representa Santa Luzia
Estilo musical - MPB
Música - Amarela

Banda Seu Silva - Representa Ibirité
Estilo musical - Repente core (mistura rock e samba com ritmos folclóricos como embolada e repente)
Música - Vila Ambrósio

Cajaba – Representa Santa Luzia
Estilo musical - Pop rock
Música - Cidadão urbano

Favela Groove – Representa a comunidade do Palmital, em Santa Luzia.
Estilo musical - Black music
Música - Levanta a mão

Para saber mais sobre o projeto Vozes do Morro, clique aqui.