Governador e Proema assinam protocolo para nova unidade

Aécio Neves assinou protocolo de intenções com a diretoria da Proema para a instalação de uma unidade de fundição de ferro em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas.

Governador e Proema assinam protocolo para nova unidade
Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Aécio Neves assinou nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, protocolo de intenções com a diretoria da Proema, empresa de tecnologia automotiva, para a instalação de uma unidade de fundição de ferro em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Da parte do Governo de Minas, os investimentos para viabilizar a nova unidade da Proema serão de R$ 4,8 milhões na construção do acesso rodoviário a partir da Estrada da Ferradura e um viaduto sobre a Ferrovia Centro Atlântica.

“O Estado será parceiro não apenas com boas intenções. Será parceiro com investimentos em infra-estrutura que melhorem o acesso, que dê à empresa melhores condições de competitividade”, explicou Aécio Neves.

Em parceria com a prefeitura, a empresa já adquiriu o terreno de 100 hectares onde será instalada a unidade industrial. A expectativa é que sejam gerados 500 empregos diretos e indiretos. O diretor da Proema Automotiva, Paulo Paparoni, explicou que Divinópolis foi escolhida em função da localização estratégica no Estado, que permite o escoamento da produção e pela facilidade de fornecimento de gusa líquido na região.

O prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, destacou ainda que a cidade é um pólo de ensino superior, com diversas escolas, o que vai garantir que as contratações sejam feitas entre a população da região.

O gusa será usado na produção de peças para automóveis como sistemas de câmbio, direção e suspensão. Hoje essas peças são adquiridas de terceiros e usinadas pela Proema nas suas unidades em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Varginha (Sul de Minas) e em outros estados.

O secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, comemorou a escolha de Divinópolis para sediar a nova empresa e acredita que haverá um impacto positivo em toda região do Centro-Oeste.

“Ao se instalar em Divinópolis, a empresa contribui para o desenvolvimento de um cinturão de fornecedores na região e especialmente na geração de centenas de empregos e renda”, afirmou.

Proema

A Proema é uma empresa brasileira de alta tecnologia, sediada em São Bernardo do Campo, especializada na produção de componentes de última geração para a indústria automobilística. É uma importante referência na produção de colunas de direção e comandos de câmbio e uma das principais montadoras do mercado brasileiro, líder na produção de peças usinadas, estampadas e conjuntos soldados para a indústria automotiva e de motocicletas.

A empresa está instalada em Minas Gerais desde 1994, com uma unidade em Betim e duas em Varginha. Para 2009, a previsão de receita bruta da Proema é R$ 350 milhões, sendo que R$ 200 milhões virão das fabricas mineiras. Atualmente, a empresa tem 880 funcionários em Minas Geras e 1840 em todo Brasil.