Governador em exercício visita obras em Lagoa Santa

Governador em exercício visita obras em Lagoa Santa.
Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, visitou nesse domingo (14), em Lagoa Santa, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), obras de saneamento e de infra-estrutura no município. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está em fase adiantada nas obras do novo sistema de abastecimento de água de Lagoa Santa, em parceria com a prefeitura. O governador em exercício também visitou a Escola Municipal Professora Claudomira e o Posto de Saúde Central, que está em construção no município.

A Copasa e a Prefeitura de Lagoa Santa estão investindo R$ 14 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário na cidade, que resultarão no aumento de 16% para 80% de cobertura de rede de esgoto no município. Essas obras beneficiarão cerca de 10 mil habitantes de Lagoa Santa e também fazem parte do Projeto Estruturador Meta 2010, de recuperar o Rio das Velhas, beneficiando também o Rio São Francisco.

“Essa é uma visita importante, a uma cidade que represento na Assembléia, mas mais do que isso, uma cidade que receberá o maior benefício de todo esse desenvolvimento do Vetor Norte. Vim aqui exatamente para acompanhar esse processo, essa obra magnífica da Copasa, e renovar para o município a importância e a atenção que o governo Aécio Neves tem dado para Lagoa Santa”, declarou o governador em exercício.

As obras de saneamento fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Estão sendo construídos 47 mil metros de redes coletoras, 5 mil metros de interceptores e implantadas 2.706 ligações prediais de esgoto nos bairros Palmital, Vila Rica, Sobradinho, Residencial Lagoa Santa, Promissão, Brant, Lundcea, Cascalheira, Joana Marques, Nossa Senhora de Fátima, Novo Santos Dumont, Joá e Vista Alegre.

“Temos aqui essa importante demonstração de uma obra que vai trazer benefícios significativos a vários municípios. A Copasa, desde a primeira gestão do governador Aécio Neves, deu saltos expressivos na sua capacidade de realizar. A perspectiva de chegar ao final do governo com 100% de tratamento de água e o avanço significativo no saneamento básico, da ordem de 60% a 65%, é algo auspicioso para Minas Gerais, porque estamos falando, acima de tudo, de saúde pública”, disse Alberto Pinto Coelho.

Vetor Norte

O Governo do Estado vem realizando investimentos importantes para revitalizar e impulsionar o desenvolvimento da área Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o chamado Vetor Norte. A construção da Cidade Administrativa, a Linha Verde, e a transferência dos vôos do Aeroporto da Pampulha para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves fazem parte desse conjunto de medidas que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região.

A Copasa está investindo cerca de R$ 88 milhões em obras em Belo Horizonte, Capim Branco, Lagoa Santa, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano. Desse total, R$ 65,8 milhões estão sendo aplicados na implantação de 34 mil metros de adutora, saindo do bairro Nova Pampulha, em Belo Horizonte, e seguindo até Lagoa Santa, interligando os sistemas de abastecimento de água de Confins, Lagoa Santa, São José da Lapa e Vespasiano ao sistema integrado da bacia do rio Paraopeba.

Somente no que diz respeito à sustentabilidade ambiental e urbanísticas, estão sendo investidos cerca de R$ 200 milhões, até 2010, no Vetor Norte. Entre as ações estão a implantação do Sistema de Áreas Protegidas (SAP), o desenvolvimento do programa de saneamento ambiental para o Ribeirão da Mata e a elaboração de um grande plano de educação ambiental para todo o Vetor Norte, além de um conjunto de ações para proteção do patrimônio arqueológico, paleontológico e espeleológico da região cárstica de Lagoa Santa.