Governador em exercício autoriza projeto de ligação asfáltica

Alberto Pinto Coelho, autorizou em Medeiros, na região Centro-Oeste, o início do projeto executivo da obra de pavimentação asfáltica do trecho de 42 km de rodovia entre Medeiros e o município de Pratinha, no Alto Paranaíba.

Governador em exercício autoriza projeto de ligação asfáltica
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, autorizou, nesta sexta-feira (12), em Medeiros, na região Centro-Oeste, o início do projeto executivo da obra de pavimentação asfáltica do trecho de 42 km de rodovia entre Medeiros e o município de Pratinha, no Alto Paranaíba. O asfalto é reivindicado há mais de uma década pela população da região. Alberto Pinto Coelho também assinou convênio com a Prefeitura de Medeiros para construção de 50 casas por meio da Cohab

“Fico muito honrado de poder estar aqui em Medeiros, para assinar um importante convênio da ligação asfáltica entre Medeiros e Pratinha. Podendo com essa estrada não só trazer o desenvolvimento, a segurança, o escoamento da produção, mas é uma ligação estratégica que vai propiciar interligar o Alto Paranaíba ao Sul de Minas”, disse o governador em exercício.

Asfalto

A obra de pavimentação entre Medeiros e Pratinha será realizada com recursos do projeto Links Faltantes, que inclui trechos complementares não contemplados pelo programa de pavimentação de estradas Proacesso, mas têm importância econômica para Minas.

O trecho a ser asfaltado unirá o Centro-Oste mineiro ao Alto Paranaíba, contribuindo para o escoamento de produtos e desenvolvimento da região, que tem na produção agrícola a principal atividade econômica.

Em Medeiros vivem mais de 400 produtores rurais, responsáveis pela produção média de 7 toneladas/dia de queijo canastra. A região é também tradicional produtora de café e se destaca na criação de gado.

A chegada do asfalto vai facilitar o acesso da população a serviços de saúde, escolas e diminuir o tempo de viagem para quem mora em uma cidade e trabalha na outra. Deverá incrementar ainda o turismo. Medeiros fica na Serra da Canastra, região conhecida por suas belezas naturais e onde se encontra a nascente do Rio São Francisco.

Casa própria

O Governo de Minas investirá R$ 1,2 bilhão, através da Cohab, na construção de 50 casas para trabalhadores que vivem em Medeiros e ganham até três salários mínimos. A contrapartida da prefeitura será de R$ 94 mil, referentes à doação do terreno e realização de obras de infraestrutura, como implantação de redes de água, esgoto e energia elétrica e implantação de meio-fio. A construção começa na segunda quinzena de julho e será concluída no início de 2010.

Cada casa será erguida em terreno de 200 metros quadrados e terá 36 metros quadrados de área construída. São casas de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área externa de serviço. A Cohab vai elaborar projeto em parceria com Cemig para instalação de energia solar nas casas do condomínio.

As casas serão financiadas em até 20 anos. A prestação varia de acordo com a renda do trabalhador, que pode comprometer até o limite máximo de 25% de sua renda. Em média, a prestação varia entre R$ 90 e R$ 100.