Aécio Neves alerta sobre riscos de medidas protecionistas

O governador Aécio Neves criticou, em Nova York (EUA), a adoção de medidas protecionistas como forma de enfrentamento dos países à crise econômica mundial.

Aécio Neves alerta sobre riscos de medidas protecionistas
Foto: Morgan-MSPPhoto/Imprensa MG

O governador Aécio Neves criticou, nesta quarta-feira (10), em Nova York (EUA), a adoção de medidas protecionistas como forma de enfrentamento dos países à crise econômica mundial. Aécio Neves fez palestra a investidores estrangeiros e analistas de mercado, a convite da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse).

Durante o encontro, o governador falou sobre o atual cenário econômico, a experiência positiva de Minas Gerais com a implantação de um novo modelo de gestão pública, onde se inclui o crescimento da Cemig, que hoje é uma das empresas brasileiras mais bem cotadas no mercado financeiro internacional.

“Acredito que podemos sair desse cenário avançando para uma nova ordem econômica, um novo paradigma de responsabilidade compartilhada e economias mais solidárias. Precisamos estar mais atentos e vigilantes a tentações como as medidas protecionistas, que às vezes representam uma saída mais fácil e imediata para o problema, mas que precisam ser rebatidas com rigor, sob pena de retrocedermos a mercados mais fechados e menos acessíveis”, afirmou Aécio Neves.

A palestra do governador fez parte da programação do “Cemig Day”, evento da Bolsa de Valores de Nova York. Durante todo o dia, a Cemig foi a principal personagem da bolsa, que incluiu almoço do governador Aécio Neves e a direção da empresa com investidores e analistas, reunião com a diretoria da Nyse e entrevista coletiva à imprensa local.

“A Cemig é hoje uma empresa de capital aberto, cujas ações são negociadas tanto em Nova York como em Madri e, obviamente, na Bovespa, no Brasil. E há um interesse crescente em relação à empresa, que tem feito aquisições importantes. A Cemig tem um papel de liderança no mercado brasileiro e temos muitos fundos internacionais que investem na empresa. Temos uma companhia que orgulha os mineiros e os brasileiros”, afirmou Aécio Neves.

Políticas públicas

Aécio Neves, durante a palestra, defendeu a unificação das políticas públicas nacionais de desenvolvimento econômico e social, por meio da articulação entre o setor público federal, estadual, municipal e a iniciativa privada.

“Só assim seremos capazes de enfrentar o quadro desafiador do desequilíbrio histórico do modelo nacional de desenvolvimento e da brutal concentração de renda e oportunidades. Não são apenas desafios do Brasil, mas de quase a totalidade da América Latina e Caribe. Essa mudança nos exigirá um novo olhar sobre a educação, a qualificação profissional, a segurança e os marcos ambientais”, disse o governador.

Em Minas Gerais, a instalação de um novo modelo de gestão possibilitou que o Estado deixasse uma década e meia de déficits continuados e acumulados, para uma posição de investimentos, que neste ano alcançará cerca de R$ 11 bilhões.

“É no centro da transformação do país que está o nosso Estado, Minas Gerais. Desde o começo do nosso governo, enfrentamos o desafio de construir um novo modelo de gestão, realizando aquela que foi a mais profunda reforma do Estado do Brasil contemporâneo”, declarou Aécio Neves.

Cemig

A Cemig está em pleno processo de expansão no Brasil e no exterior, com mais de 10 milhões de consumidores em nosso país e no Chile. A empresa é líder no mercado brasileiro, quinta maior geradora de energia do país e a mais avançada do mundo em sustentabilidade. Ela opera um parque gerador de energia formado por 57 usinas. São 52 hidrelétricas, quatro termelétricas e uma eólica.

Desde o início de 2006 a Cemig inaugurou quatro usinas em Minas: Irapé, Aimorés, Capim Branco I e Capim Branco II, com investimentos de R$ 2,8 bilhões. Desse total, R$ 1,7 bilhão foram aplicados pela Cemig e pelo Governo de Minas.

“O alto posicionamento de mercado da Cemig reflete o investimento determinado e permanente em sua profissionalização. É empresa controlada por um governo, mas que tem como paradigmas de gestão o mundo corporativo”, disse o governador.

O seu desenvolvimento recente fez com que o valor de mercado da Companhia passasse de R$ 4 bilhões para R$ 20 bilhões, desde 2003. Em 2008, foi a única empresa do setor na América Latina escolhida pelo Dow Jones Sustainability Index como uma das melhores empresas de energia do mundo.