Governador participa da abertura oficial da Superagro 2009

Aécio Neves participou, em Belo Horizonte, da abertura oficial da Superagro Minas 2009, quinta edição da maior mostra do agronegócio mineiro.

Governador participa da abertura oficial da Superagro 2009
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves participou nesta quinta-feira (4), no Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte, da abertura oficial da Superagro Minas 2009, quinta edição da maior mostra do agronegócio mineiro. Apesar da crise mundial, o governador destacou que o setor deve registrar um bom resultado neste ano e afirmou que o grande número de expositores e o alto volume de negócios que estão sendo acertados durante a Superagro é a prova disso.

“Hoje, o agronegócio representa cerca de 35% do nosso PIB total e recebe atenção cada vez maior do Governo do Estado, por sua importância econômica e social na vida mineira. E tudo indica que vamos alcançar este ano, de novo, um ótimo desempenho, apesar de todos os problemas da economia mundial”, afirmou.

Promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas (Faemg) e Sebrae-MG, a Superagro é a principal vitrine das cadeias produtivas do agronegócio. Criadores de animais e produtores de diversos setores do agronegócio têm, durante a Superagro, a oportunidade de conhecer produtos e fornecedores e de acertar novos negócios. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana, a expectativa é de, em 2009, repetir os R$ 32 milhões movimentados na edição de 2008. A Superagro fica aberta até o próximo domingo (7).

“Esse aqui é um ponto de encontro de negócios, modelado numa vitrine, e negócios futuros também são construídos aqui, com a identificação do produto. Uma novidade deste ano é o shopping virtual, um acesso no site, com dados de todos os expositores empresariais, industriais ou rurais oferecendo seus produtos. Inicia-se uma negociação adicional, além da negociação em tempo real”, destacou Gilman. O site da Superagro é www.superagronet.com.

Infra-estrutura e crédito

Aécio Neves ressaltou que o avanço da agricultura no Brasil, nos próximos anos, dependerá de mais acesso ao crédito e melhoria da infra-estrutura, permitindo maior agilidade e custos mais baixos no escoamento da produção.

“Por ter uma malha subdimensionada e de má qualidade, o tempo que se gasta para o escoamento da produção gerada no campo pelas principais estradas do país é o dobro do que se levava há dois anos. Nos portos, as taxas cobradas pelo tempo de espera dos navios são altíssimas e, invariavelmente, repassadas para os produtores. Há uma grande urgência em melhorar a logística e estrutura dos portos”, disse.

Avanços

Para estimular ainda mais o agronegócio em Minas Gerais, o governador garantiu que o Governo de Minas manterá os fortes investimentos nos programas que têm proporcionado maior profissionalização do setor no Estado. Entre os projetos citados por Aécio Neves, estão o Certifica Minas, que atesta a conformidade dos produtores com as exigências do comércio mundial e o Minas Leite, que cuida da qualificação gerencial e tecnológica de produtores e tem obtido resultados expressivos no aumento da produção.

Aécio Neves também destacou que a atuação do Governo de Minas Gerais no agronegócio tem tido forte impacto do ponto de vista social, com o Minas Sem Fome, que já beneficiou mais de 500 mil famílias mineiras com a criação de agroindústrias, capacitação de jovens e implantação de hortas, pomares, lavouras e criação de pequenos animais.

“O Minas Sem Fome é hoje, no Brasil, a maior e mais importante iniciativa estadual de apoio à agricultura familiar, porque cria oportunidades de emprego e produção de alimentos, reduz a pobreza das comunidades e resgata a cidadania dos beneficiados”, ressaltou.

Expocachaça

O governador visitou a exposição de animais e chegou a montar em um dos cavalos em exposição. Após a abertura oficial da Superagro, Aécio Neves visitou, no pavilhão interno do Expominas, a 12ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça).

Além do secretário de Agricultura, o governador estava acompanhado dos secretários de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, da secretária de Turismo, Érica Drumond, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, do presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho, e do presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões.

Agronegócio

No ano passado, o PIB do agronegócio mineiro foi de R$ 90,5 bilhões, o correspondente a 12% do PIB do agronegócio nacional. As exportações do setor totalizaram US$ 5,8 bilhões. Nos primeiros quatro meses deste ano, as exportações mineiras movimentaram US$ 1,6 bilhão.

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil e deve colher neste ano 19,2 milhões de sacas de café, o correspondente a 49% da produção brasileira. Já a safra de grãos neste ano deve ser de 10,2 milhões de toneladas. O Estado tem ainda o segundo maior rebanho bovino do país, com 22,5 milhões de cabeças e é o maior produtor nacional de leite, com 7,6 bilhões de litros/ano.