Anastasia destaca potencial de Minas no Congresso de Florestas Energéticas

Durante a abertura do 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas, no Expominas, o vice-governador ressaltou a importância do setor no Estado.

Anastasia destaca potencial de Minas no Congresso de Florestas Energéticas
Foto: Renato Cobucci/Secom MG

Durante a abertura do 1º Congresso Brasileiro sobre Florestas Energéticas, na noite desta terça-feira (2), no Expominas, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia ressaltou a importância do setor no Estado: “Minas é o estado que mais planta florestas”. Ele destacou o potencial de empregabilidade e lembrou que Minas possui grandes áreas que foram degradadas e que podem ser utilizadas para o plantio. Em toda a cadeia produtiva da madeira, são 700 mil empregos gerados no Estado. Promovido pelo Governo de Minas e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Congresso acontece até o dia 5 e faz parte da programação da Superagro Minas 2009.

As plantações florestais ocupam menos de 1% da área agricultável do Brasil. O país tem, portanto, um grande potencial de crescimento de áreas com florestas plantadas. Também possui água e energia solar ideais para o crescimento de muitas espécies arbóreas. “Lembro de uma reunião no início do governo Aécio, em Brasília, e das dificuldades relatadas. Fico satisfeito de ver esse primeiro congresso brasileiro acontecer aqui e ver a reconstrução realizada no Estado de Minas Gerais”, afirmou o secretário de Produção e Agropecuária do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone.

Na vanguarda das discussões para o aprimoramento desse setor, a solenidade de abertura do evento contou com a assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo de Minas e a Embrapa, com o objetivo de definir, planejar, coordenar e executar estudos e planos para o aprofundamento técnico-científico agroindustrial. De acordo com a avaliação do chefe da Embrapa, Helton Damin da Silva, “o termo concretiza os esforços e concentra estímulos para a cadeia produtiva da madeira, criando uma rede de pesquisa evolvendo governo, universidades, iniciativa privada e organizações não governamentais”.

Na ocasião, o vice-governador Anastasia, entre outras autoridades, foi agraciado com a Medalha de Grande Mérito da Associação Mineira de Silvicultura. O presidente da instituição, Bernardo Vasconcellos, explicou que a comenda visa a homenagear pessoas, empresas e entidades que colaboram com o setor em Minas e no país.

O Congresso tem como objetivos difundir conhecimentos silviculturais de plantios para geração de energia, discutir o aperfeiçoamento e inovações tecnológicas nos processos agroindustriais, diversificar a matriz energética com a obtenção de bioprodutos de alto valor agregado e bioenergia de segunda geração, promover a inserção de pequenos e médios produtores no agronegócio florestal, além de gerar discussões relacionadas à sustentabilidade da cadeia produtiva das florestas plantadas com finalidades energéticas.

Também participaram da solenidade o líder e pesquisador da Embrapa Florestas e presidente do Congresso, Antonio Francisco Bellote, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, o 2° vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Reynaldo Ximenes, o reitor da Universidade Federal de Viçosa, Luiz Claudio Costa, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, os secretários de Estado de Agricultura, pecuária e Abastecimento, Gilmam Viana Rodrigues, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, de Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, e Extraordinária para os Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Robson Andrade e o presidente da Federação da Agricultura de Minas Gerais e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Roberto Simão, entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.