Governador anuncia criação do Núcleo de Gestão da Copa

O governador Aécio Neves anunciou, nesta terça-feira (2), a criação do Núcleo de Gestão do Projeto Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. O Núcleo terá a função de monitorar e efetivar as ações que viabilizarão Belo Horizonte como uma das cidades-sedes da Copa de 2014. O Núcleo também se articulará com a prefeitura da capital, União e sociedade civil organizada para execução de ações conjuntas.

Presidido pelo vice-governador Antonio Anastasia, o Núcleo será formado pelos secretários de Esportes e da Juventude, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Transportes e Obras Públicas, além do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do coordenador executivo do Programa Estado para Resultados. O decreto com a criação do Núcleo será publicado na edição do Minas Gerais (órgão oficial do Estado) desta quarta-feira (3).

“Estamos dando o start, o pontapé inicial. A prefeitura, da mesma forma, publica o seu decreto. Haverá uma relação permanente, parceira entre o município e o Estado, para que possamos juntos buscar a contribuição do governo federal. Estamos falando do sistema viário, do sistema de saúde, de treinamento na área de segurança pública, treinamento de policiais. Enfim, um conjunto de ações que serão agora coordenadas pelo vice-governador, professor Antonio Anastasia, para que tenhamos uma otimização dos nossos esforços. Estou extremamente otimista com os resultados que teremos e com a qualidade da preparação de Belo Horizonte”, disse Aécio Neves, em entrevista, durante vistoria às obras de alargamento da avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

No decreto do governador também constará a criação do Comitê Executivo, indicado pelo Núcleo e formado por representantes das secretarias de Esportes e da Juventude, Desenvolvimento Econômico, Transportes e Obras Públicas, Turismo e do BDMG e do Programa Estado para Resultados.

Compete ao Núcleo de Gestão da Copa e ao Comitê Executivo assegurar a infra-estrutura necessária para que a capital mineira seja uma das cidades-sede da Copa. Também será responsável por articular com instituições, União e com o município de Belo Horizonte o compartilhamento de esforços para a execução do projeto e das obras previstas. E ainda monitorar o cumprimento, por parte das Secretarias de Estado e outros órgãos, das ações assumidas pelo Governo do Estado e pelo Comitê Organizador Brasileiro da Copa do Mundo de 2014.

Competências

As ações incluem a adequação do Complexo Mineirão-Mineirinho e da infra-estrutura de transporte terrestre e aéreo; ampliação da rede hoteleira e da rede tecnológica de informação e a elaboração de um plano operacional para a Região Metropolitana de Belo Horizonte com o objetivo de melhorar a logística, o atendimento dos serviços públicos de saúde e garantir a segurança.

“Vamos dividir em áreas. O primeiro esforço será a recuperação do estádio, que é o local da Copa e que tem de ser a prioridade fundamental. E essa é uma responsabilidade grande do Estado. E, ao mesmo tempo, articulado com a prefeitura e com o governo federal, as questões de mobilidade urbana, do acesso ao Mineirão. Outro grupo vai tratar da questão de infra-estrutura da cidade, hotelaria, restaurantes. Outro grupo, segurança pública. Vamos dividir isso em forças-tarefas. Isso vai congregar um esforço grande do Estado, da sociedade civil, do empresariado de Minas Gerais”, explicou Anastasia.

Metrô

Aécio Neves também anunciou que na volta de sua viagem oficial aos Estados Unidos, na próxima semana, se juntará ao prefeito Marcio Lacerda para ir a Brasília buscar uma solução definitiva para o metrô de Belo Horizonte. Segundo ele, este é um dos principais problemas de infra-estrutura a serem enfrentados na capital mineira, visando a Copa de 2014.

“O metrô é uma obra do governo federal, mas tanto o Estado como a Prefeitura se dispõem a participar disso, pela importância dessa obra. Até porque, esse foi o entendimento do presidente Lula, na última conversa que teve comigo, de que após o anúncio das cidades-sedes, ele iniciaria um processo de discussão do PAC da Mobilidade, do PAC da Copa do Mundo, não sei que nome vão dar a ele. Então pretendo, logo que retornar de Washington, marcar audiência com o presidente da República e de lá, eu possa dizer que esse ano o governo liberará tantos recursos, que esse ano será concluído o projeto base da linha 3 Savassi/Complexo da Lagoinha. O metrô é prioridade absoluta”, disse Aécio Neves.