Belo Horizonte é uma das sedes da Copa 2014

A Fifa anunciou neste domingo (31) que Belo Horizonte é uma das capitais brasileira a sediar os jogos da Copa 2014. Logo após o anúncio, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia confirmou a continuidade dos investimentos, em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, para garantir toda a infra-estrutura necessária para realizar os jogos, receber turistas, dirigentes esportivos, jogadores, inclusive a Seleção Brasileira. “Teremos uma infra-estrutura espetacular. Vamos, Governo do Estado e Prefeitura juntos, realizar todos os preparativos necessários para que Belo Horizonte se transforme na melhor sede da Copa 2014”, afirmou o vice-governador. Para ele, a definição da Fifa é espetacular e vai dar visibilidade à capital mineira.

O vice-governador confirmou que os investimentos serão muito altos e, por isso, virão do Tesouro do Estado, da União, da Prefeitura e também da iniciativa privada. Somente a reforma do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, receberá investimentos de aproximadamente R$ 1 bilhão. “Vencida a primeira batalha, nós vamos trabalhar duro para que Belo Horizonte apresente um belíssimo resultado e o Brasil conquiste a Copa 2014. Tudo que for necessário para fazer aqui uma sub-sede excepcional será feito”, destacou o vice-governador.

A capital mineira é uma das 12 cidades confirmadas pela Fifa neste domingo para ser sede dos jogos da Copa do Mundo 2014. A informação foi oficializada em uma coletiva em que o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, concederam neste domingo (31) no comitê da entidade em Nassau, capital das Bahamas. Além de Belo Horizonte, as outras escolhidas foram: Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Antonio Anastasia está confiante de que a capital mineira também será escolhida como concentração da Seleção Brasileira. Em entrevista coletiva, ele falou do trabalho que está sendo realizado pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Márcio Lacerda para que Belo Horizonte acomode os jogadores brasileiros.

Investimentos

Apesar de ainda não ser possível fazer uma previsão total dos investimentos, o vice-governador ressaltou que é importante lembrar que os investimentos serão definitivos para a história de Belo Horizonte e do Estado. “Nós vamos investir não somente para Copa, mas para o futuro. Será uma grande alavancagem na história do desenvolvimento de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, frisou.

Para a realização dos jogos da Copa 2014 em Belo Horizonte há a previsão de vários investimentos na cidade e no complexo esportivo Mineirão/Mineirinho. O Governo de Minas já recebeu os resultados dos estudos de viabilidade técnica e o modelo de gestão do Complexo Mineirão-Mineirinho, realizados pela empresa Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda, contratada pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). Os estudos trazem várias opções para a execução das obras, sugere formas de gestão e estimam receitas futuras do Complexo Mineirão-Mineirinho.

Já foram entregues ao Comitê Organizador da Copa do Mundo 2014 e à Fifa, em fevereiro deste ano, o projeto básico de engenharia e arquitetura, elaborado pelo escritório de arquitetura internacional, Gerkan, Makg & Partner (GMP), em parceria com o escritório do arquiteto mineiro Gustavo Penna. O projeto executivo de engenharia, que possibilitará o levantamento dos custos das obras, está em fase de elaboração. A publicação do edital de licitação para a realização das obras deve sair entre os próximos meses de setembro e outubro. A previsão que as obras tenham início em dezembro de 2009, encerrando-se em dezembro de 2012.