Anastasia participa da maior feira de malhas do país

A Fest Malhas, que acontece até o dia 14 de junho, em Jacutinga, no Sul de Minas, é “uma grande vitrine, um caleidoscópio que reflete a pujança do empreendedorismo do empresariado mineiro”, segundo afirmou o vice-governador de Minas, Antonio Augusto Anastasia, durante a abertura oficial do evento, ocorrida neste sábado (30). Em sua 32ª edição, a Fest Malhas é um dos mais importantes eventos do setor no país. Jacutinga tem sido referência nacional e até internacional no segmento, exportando para mais de 20 países.

Foto: Osvaldo Afonso/ Secom

Anastasia ressaltou que eventos como a Fest Malhas permitem constatar que a variedade, a criatividade, a força e a parceria fundamental entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil estão apresentando os melhores resultados para o desenvolvimento de Minas Gerais. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, conforme citou o vice-governador, vêm sendo implantados os Arranjos Produtivos Locais (APL) em várias regiões de Minas, com o objetivo de potencializar a produção característica de cada região.

Jacutinga, Monte Sião, Borda da Mata, Inconfidentes e Ouro Fino integram um APL, congregando 2,5 mil empresas e empregando 30 mil pessoas num universo de 90 mil habitantes. Um dos processos que se destacam nos APLs é o incentivo ao aumento do valor agregado aos produtos. Em Jacutinga, os empresários têm investido cada vez mais na aquisição de equipamentos de última geração, ampliação da área de produção e contratação de mão de obra.

Além de agregar mais qualidade e design inovador aos produtos, os empresários competem também com a rapidez da produção, por meio do chamado fast fashion, um conceito para atender o consumidor no que ele quer e em pouco espaço de tempo. A governança do setor de malharia no município é conduzida pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), que conta com a colaboração de outras instituições, todas unidas em prol do desenvolvimento do APL e da região.

Mais parceria

O Governo de Minas tem sido um dos principais parceiros do desenvolvimento do setor de malharia da região, tendo realizado, em parceria com a Acija, um curso de qualificação para o setor têxtil, em 2008. Para fortalecer o APL, um novo convênio vai possibilitar a implantação de um laboratório de desenvolvimento de produtos e capacitação de mão-de-obra, o apoio à realização da Fest Malhas e a consolidação do Circuito Turístico de Malhas do Sul de Minas.

Agradecendo as ações do Governo de Minas, o prefeito de Jacutinga, Darci Cardoso, ressaltou a importância do município para o desenvolvimento regional. “Atualmente, Jacutinga responde por 25% da produção nacional de malharia”, disse. Esse montante equivale a 2 milhões de peças/mês.

Durante os 16 dias da Fest Malhas, além da comercialização das malhas, são promovidas diversas outras ações que visam valorizar os produtos do segmento de malharia retilínea, com desfiles de moda, praça de alimentação, restaurante com comidas típicas, espaço kids, artesanatos, café, trazendo sempre novidades para o público visitante.

As fábricas de Jacutinga realizam lançamentos exclusivos a cada coleção, com peças criadas por estilistas da própria cidade. Um bom exemplo são os vestidos de uma grife jacutinguense que a partir de setembro estarão à venda na Harrods, loja de departamentos inglesa, além da Anthropologie, em Nova York.

Também participaram da abertura da 32ª abertura da Fest Malhas o vice-prefeito de Jacutinga, Enivaldo Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Jacutinga, vereador Marcelo de Paula, a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marilena Chaves, os deputados estaduais Dalmo Ribeiro e Carlos Mosconi, o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz, o presidente da Acija, Rogério Sartori, prefeitos e vereadores da região, representantes de entidades do comércio, e outras autoridades.

Responsabilidade

O vice-governador Anastasia lembrou que a administração pública do Estado tem se pautado pela responsabilidade e transparência. Por isso, “nenhuma obra do Governo de Minas está paralisada”. Conforme salientou, por determinação do governador Aécio Neves, uma obra só é iniciada quando há recursos financeiros suficientes para ser concluída. “Existe um clamor regional pela pavimentação da estrada que liga Jacutinga à divisa com município de Espírito Santo do Pinhal (SP)”, reconheceu.

Mas, um governo responsável, esclareceu, “trabalha passo a passo”. Anastasia informou que o projeto está em licitação. “Depois, vamos licitar a obra e dar a ordem de serviço para o início dos trabalhos”, explicou.