Governador vai aos EUA para liberar recursos junto ao BID

Governador Aécio Neves anuncia viagem aos EUA para finalizar liberação de recursos junto ao BID .

O governador Aécio Neves se encontrará nas próximas semanas, em Washington (EUA), com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, para acertar os detalhes finais da liberação US$ 260 milhões de empréstimo feito ao Estado. A tomada do empréstimo foi aprovada nesta quinta-feira (28), pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e os recursos serão utilizados no programa de pavimentação de estradas (Proacesso) e em ações na área de saúde. Durante a viagem aos Estados Unidos, o governador também fará uma palestra sobre Minas Gerais na Bolsa de Valores de Nova York.

“A aprovação foi extremamente importante. Quero de público agradecer aos aliados do governo, mas também a compreensão da oposição, porque é algo que se coloca num patamar acima de questões partidárias ou disputas políticas. Esse recurso, sobretudo num momento como esse de queda de arrecadação, é muito importante. Vamos falar em alguma coisa em torno de R$ 500 milhões a R$ 520 milhões, que vão permitir novos investimentos na qualificação da nossa malha viária, investimentos importantes também na área da saúde”, afirmou Aécio Neves.

O reforço no caixa do governo estadual será usado em obras de infra-estrutura, principalmente na pavimentação de estradas. Desde que foi criado, o Proacesso já pavimentou 102 estradas e outras 117 estão com obras em andamento ou em processo de licitação. Do total de 225 estradas, seis são de responsabilidade do governo federal. Após concluídos todos os trechos, 5.515 km de estradas pavimentadas serão acrescidos à malha rodoviária estadual, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.

“É muito importante e estratégico esse recurso, e para que não percamos tempo, quero ir pessoalmente assinar e acertar com o presidente do BID essa liberação. Na conversa que tive com o ministro Guido Mantega, na semana passada, ele próprio nos alertava para a demanda crescente, então não podemos perder tempo”, disse o governador.

O Proacesso recebeu, até 2008, investimentos de R$ 1,4 bilhão, incluindo recursos do Tesouro do Estado e de operações de crédito externas. Em 2009, quando serão concluídos mais outros 32 trechos, serão investidos mais R$ 1,4 bilhão, num total de 1.477 km. Para cumprir o programa, serão necessários R$ 3,4 bilhões, entre recursos do Tesouro do Estado e de financiamentos internacionais, obtidos junto a Banco Mundial (Bird), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC).

Bolsa de Nova York

Aécio Neves foi convidado a fazer uma palestra para cerca de 200 empresários na Bolsa de Valores de Nova York, muitos deles ligados ao setor energético, mostrando as potencialidades de investimentos em Minas Gerais.

“Estaremos lá na Bolsa de Nova York, também batendo o sino, fechando o pregão, já que a Cemig tem sido, do ponto de vista relativo, uma das mais importantes, senão a mais importante, ação brasileira naquela bolsa”, afirmou Aécio Neves.