Anastasia fala sobre novidades na gestão pública brasileira

Vice-governador defendeu a administração eficiente nos municípios, Estado e União, com metas e resultados, como o futuro da Administração Pública.

Anastasia fala sobre novidades na gestão pública brasileira

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia fez, nessa terça-feira (19), palestra com o tema "A nova gestão pública brasileira", no VII Seminário Jurídico: As Novas Tendências do Direito, do Centro Universitário UNA. Anastasia defendeu a administração eficiente nos municípios, Estado e União, com metas e resultados, como o futuro da Administração Pública.

Foto: Renato Cobucci/Secom MG

“Não teremos no Brasil políticas públicas corretas e eficientes se não tivermos a boa gestão pública a sustentá-las”, disse. Na avaliação do vice-governador, o tema da gestão pública já está colocado na agenda nacional, o esforço agora é atrair para os servidores públicos valores intelectuais preparados, para a profissionalização do serviço público.

Anastasia se considera otimista quanto à gestão pública brasileira. “Evoluímos em 10 anos o que não evoluímos em 100 anos. Temos exemplos em todo o país de boa administração. Os políticos bem intencionados já perceberam a importância da boa gestão. Entretanto, esse é um processo lento, que deve demorar duas gerações, ou seja, 30 ou 40 anos, porque vamos modificar o sentimento das pessoas, como aconteceu com a questão ambiental anos atrás”, explicou.

O exemplo da Justiça Eleitoral brasileira, considerada a mais moderna do mundo, foi usado pelo vice-governador para lembrar que o Brasil tem serviços públicos que funcionam. A idéia é estender esse exemplo para todas as searas da Administração Pública.

“Sou otimista porque creio que caminhamos para a gestão pública eficiente. A robustez econômica não será suficiente para o futuro do nosso país. O futuro está nos serviços públicos de qualidade sustentando o progresso”, concluiu Anastasia.

O objetivo do VII Seminário Jurídico, que acontece a cada semestre, é enriquecer o currículo dos estudantes do curso de Direito, por meio da discussão de temas atuais por renomados palestrantes. Participaram do evento o vice-reitor do Centro Universitário UNA, professor Átila Simões, o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, professor Antônio Álvares da Silva, o pró-reitor de Graduação, Johann Amaral, o diretor da Faculdade de Ciências Humanas, professor Leonardo Nemer, e a professora Maria Inês de Andrade.