Governo doa terreno para o Centro de Extensão da Feluma

Vice-governador participou do lançamento da pedra fundamental do Centro, que inclui a construção do hospital-escola.

O Governo de Minas está doando à Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um terreno com área de 357.798m2, situado no Bairro Várzea, para implantação do Centro de Extensão da Fundação. O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou do lançamento da pedra fundamental do Centro, que inclui a construção do hospital-escola, nesta quarta-feira (13).

“O terreno é uma seção do Governo de Minas, aprovada pela Assembléia Legislativa. Vamos ter aqui a melhoria do ensino e este é um campus de extensão, ou seja, além do ensino, nós vamos ter também atividades a favor da comunidade, de assistência e inclusão social. A Feluma é uma das instituições mais sérias e respeitadas do ensino superior em Minas Gerais”, afirmou o vice-governador.

No Centro de Extensão da Feluma serão instalados um Ambulatório Integrado de Atenção à Saúde e Educação, dirigido ao público em geral, onde funcionarão o Centro Especializado de Hebiatria e o Centro de Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Inclusão Escolar; um Ambulatório de Atenção aos Dependentes Químicos; um Complexo de Ensino Superior, para desenvolvimento da cultura, do lazer, da produção social e da cidadania, aberto ao público; e o Hospital-Escola de Lagoa Santa.

Esse hospital destinará 10% de suas vagas para bolsas acadêmicas integrais e promoverá a implementação do Programa de Internato de Saúde Coletiva - Internato Rural, no município de Lagoa Santa e cidades vizinhas que manifestarem interesse.

Para a concessão das bolsas acadêmicas, o Estado, conjuntamente com a Feluma, fixará critérios para a seleção dos alunos, levando em consideração a situação socioeconômica dos bolsistas, de modo a resguardar a prevalência do interesse social.

Consta na Lei 17699 2008, de 04/08/2008, que trata da doação, que o imóvel reverterá ao patrimônio do Estado se, a qualquer tempo, a partir da data da lavratura da escritura pública de doação, a Feluma deixar de cumprir quaisquer das obrigações firmadas no Projeto de Implantação do Centro de Extensão da Fundação ou se, findo o prazo de três anos contados da mesma data, não tiver sido dada ao imóvel a destinação prevista.

Participaram da solenidade no terreno doado à Feluma o presidente da Fundação, Wagner Eduardo, o prefeito de Lagoa Santa e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Rogério Avelar, o presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho, o deputado federal Rafael Guerra e os deputados estaduais Fábio Avelar e Wander Borges.