Anastasia inaugura trecho do Proacesso no Vale do Mucuri

O governador de Minas Gerais em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou, na região do Vale do Mucuri, as obras de pavimentação da rodovia que liga os municípios de Novo Oriente de Minas e Pavão (MG-409) à BR-116

Anastasia inaugura trecho do Proacesso no Vale do MucuriO governador em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou nesta quinta-feira (7), no Vale do Mucuri, as obras de pavimentação da rodovia que liga os municípios de Novo Oriente de Minas e Pavão (MG-409) à BR-116. As obras fazem parte do Programa Estadual de Pavimentação de Acessos Rodoviários (Proacesso), que o Governo de Minas está implantando em todo o Estado, para garantir ligação asfáltica em todos os 853 municípios mineiros.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

Durante o evento, em Novo Oriente de Minas, o governador em exercício também assinou convênio com 22 prefeituras, para a implantação do programa Travessia 2009. Cada município receberá investimento de R$ 800 mil em obras urbanas como saneamento, saúde, energia, qualificação profissional, geração de renda e gestão social. Antonio Anastasia também fez entrega das chaves de quatro novas viaturas da Polícia Militar, para reforçar a segurança na região.

“Depois de mais de 20 anos, temos uma estrada completa ligando à BR-116 aos municípios de Pavão e Novo Oriente. É uma conquista importante, um compromisso do governador Aécio Neves. É um momento de festa para essa região do Mucuri, porque estamos entregando uma obra muito valiosa e que vai significar não só a melhoria das condições de vida, mas a possibilidade de novos empregos e progresso dessa região. E ao mesmo tempo o lançamento aqui do programa Travessia, já assinando os convênios com as prefeituras, para que esse programa de tão importante cunho social se inicie nos municípios do Mucuri”, disse Anastasia.

Proacesso

Os trechos pavimentados em Novo Oriente de Minas e Pavão somam 77,5 quilômetros, com investimentos do Governo do Estado, de R$ 65,8 milhões. Iniciado em 2004, o Proacesso já pavimentou 102 estradas, de um total de 224 municípios que ainda dispunham apenas de acessos de terra em 2003. Outros 123 trechos estão em obras ou em processo de licitação. Após concluídos, todos os acessos totalizarão 5.515 quilômetros de extensão de rodovias, beneficiando diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.

“Ao final do próximo ano, todos esses 224 terão o seu acesso asfáltico. Minas Gerais será outra realidade, porque com a estrada com acesso de asfalto, temos a possibilidade de trazer mais empresas, temos a qualidade de vida das pessoas, que não ficam mais agarradas na lama ou sofrendo com a poeira. Esse dinheiro e essa obra não surgiram como um passe de mágica. Ao longo dos últimos anos, conseguimos economizar recursos para gastar, não jogar dinheiro fora, mas gastar com o cidadão, gastar com o povo em obras como essa. A estrada está inaugurada, está entregue, agora, ao cuidado de todos vocês que vão usufruir bem”, disse o governador em exercício.

O Proacesso recebeu, até 2008, investimentos de R$ 1,4 bilhão incluindo recursos do Tesouro do Estado e de operações de crédito externas. Em 2009 serão investidos mais R$ 1,4 bilhão, quando serão concluídos mais 31 trechos, num total de 1.477 km. Os trechos restantes estarão com obras em andamento.

Cerca de 60% dos municípios contemplados pelo programa estão no Norte de Minas, nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e na região Noroeste. São áreas que possuem Índice de Desenvolvimento Humano muito baixo, situação em que programas como o Proacesso são importantes para a melhoria das condições socioeconômicas.

Dos municípios com problemas de acesso, 88% têm menos de 10 mil habitantes e 97% têm IDH menor que a média de Minas Gerais. As regiões Central, Zona da Mata e Sul de Minas, embora mais desenvolvidas, também estão contempladas pelo Proacesso em acessos ainda não pavimentados.

Travessia

Este ano, o programa Travessia atenderá 35 municípios dos quais seis que assinaram convênio em abril (Botumirim, Caraí, Itinga, Joaíma, Pavão e Pote) e já receberam a primeira parcela no valor de R$ 200 mil. Mais duas parcelas de R$ 300 mil serão repassadas de acordo com o cronograma das obras. Os convênios de outros sete municípios ainda estão sendo elaborados. Ao todo serão distribuídos este ano R$ 190 milhões.

“O programa Travessia coordena as ações de governo, com o objetivo de melhorar as condições de vida das populações desses municípios menores e que têm o chamado IDH, que é o indicador que mede a qualidade de vida, menor do que a média do Estado. É o compromisso do governador Aécio Neves, compromisso do Governo de Minas Gerais com essa região. Por determinação do governador, a cada R$ 1 gasto em outra região do Estado, o Orçamento coloca R$ 2 no Mucuri, Jequitinhonha e no Norte de Minas, para diminuirmos as desigualdades regionais deste nosso grande estado”, explicou Anastasia.

Em 2008 foram repassados R$ 90 milhões para obras em Setubinha e Franciscópolis, no Vale do Mucuri, Jampruca e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce e Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Assinaram o convênio para implantação do Travessia os seguintes municípios: Águas Formosas, Angelândia, Berilo, Chapada do Norte, Cristália, Francisco Badaró, Frei Gaspar, Itacambira, Itaipé, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Novo Cruzeiro, Novo Oriente de Minas, Padre Carvalho, Palmópolis, Santa Helena de Minas, São Gonçalo do Rio Preto, São João do Manteninha, Serra dos Aimorés, Umburatiba, Virgem da Lapa.

Além de 30 prefeitos da região, deputados estaduais e federais acompanharam o governador em exercício a Novo Oriente de Minas. Entre eles estavam o deputado estadual Dinis Pinheiro, os deputados federais Ademir Camilo (PDT), Ciro Pedrosa (PV) e Fabinho Liderança (PV), além do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho.