Anastasia defende melhor gestão dos recursos públicos em congresso para prefeitos

Anastasia pede maior empenho dos prefeitos mineiros na gestão dos recursos públicos como medida para enfrentar a crise financeira que atravessa o país.

Anastasia proferiu palestra durante o 26º Congresso da Associação Mineira de MunicípiosBELO HORIZONTE - O governador de Minas Gerais em exercício, Antonio Anastasia, pediu maior empenho dos prefeitos mineiros na gestão dos recursos públicos como medida para enfrentar a crise financeira que atravessa o país. Ele proferiu a palestra “Estado para Resultados: A valorização dos Municípios”, nesta terça-feira (5), no segundo dia do 26º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM). Segundo Antonio Anastasia, os municípios precisam identificar suas vocações e rever suas potencialidades para agregar melhor valor à sua produção.

Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

“A crise atrapalha, inibe investimentos, mas da crise vêm as oportunidades. Precisamos agregar valor aos nossos produtos e identificar parcerias. A solução tem de partir das lideranças políticas de cada município que vai solicitar do Estado a infraestrutura necessária para o desenvolvimento”, afirmou o governador.

Estado municipalista

Anastasia mostrou os avanços do Governo de Minas a partir do momento em que implantou o Choque de Gestão, adotando medidas inovadoras para a administração pública com o objetivo de recuperar a economia mineira e retomar os investimentos em todas as regiões. Ele também explicou como a política de metas e resultados foi importante para que o Estado avançasse em programas sociais em benefício da população do Estado.

“A gestão para resultados não é mágica e nem promove milagres. É racional e depende da política dos líderes das comunidades. E o Governo do Estado caminhou nessa trilha sempre em parcerias com os municípios. Hoje, os resultados começaram a aparecer”, disse.

Durante a palestra voltada para prefeitos, vereadores e lideranças regionais, Antonio Anastasia lembrou como a política municipalista se desenvolveu ao longo dos séculos e perdeu lugar ao longo dos anos para a centralização das decisões em poder da União.

O 26º Congresso da AMM acontece até esta quarta-feira (6) e vai tratar de temas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), turismo, saúde, crise econômica, educação, meio ambiente e a integração dos municípios, via Internet. A reforma tributária e um novo pacto federativo para o país também serão discutidos.

Participaram da solenidade, o atual presidente e ex-prefeito de Mariana, Celso Cota, e o prefeito de Conselheiro Lafaiete que será empossado amanhã como presidente da AMM.