Governo de Minas cria Selo de Responsabilidade Empresarial

Anastasia participou do lançamento do Programa Selo de Responsabilidade Empresarial, elaborado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais e Instituto de Governança Social.

Governo de Minas cria Selo de Responsabilidade Empresarial O governador em exercício Antonio Anastasia participou nesta terça-feira (5), na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), do lançamento do Programa Selo de Responsabilidade Empresarial, elaborado pela Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) e Instituto de Governança Social (IGS). O selo foi criado em dezembro pelo Governo de Minas e pretende valorizar as empresas que atuam para melhorar os indicadores econômicos e de renda das famílias que moram nas regiões Norte e Nordeste do Estado.

Omar Freire/Imprensa MG

“O nosso grande objetivo é estimular a participação da sociedade civil, quer das instituições não-governamentais, quer do empresariado para que, especialmente nessas regiões onde temos indicadores piores de desenvolvimento humano, as empresas tenham uma participação ativa na recuperação dessa estrutura social”, disse o governador, em entrevista.

Para serem certificadas com o selo, as empresas precisam estar em situação regular com o fisco, com a legislação trabalhista e com as normas ambientais. Após se cadastrarem, elas serão acompanhadas por um período, antes de obterem o selo. O Governo de Minas investirá R$ 500 mil no selo até o final deste ano.

Os critérios avaliados neste período serão a realização de investimentos nas regiões Norte e Nordeste de Minas ou a ampliação de operações nessas áreas; treinamento para os empregados e apoio aos micronegócios regionais, com prioridade para a contratação de serviços de empresas locais, além de ações de preservação do meio ambiente.

“Depois do cadastro das empresas, a Cemais vai acompanhá-las para verificar se essas conseguiram cumprir os objetivos e aquelas que conseguirem, serão certificadas”, explicou Marisa Resende, presidente do Cemais.

Fiscalização

O Selo de Responsabilidade Empresarial tem validade de dois anos. Para manter a certificação, as empresas devem enviar relatórios mensais para a equipe técnica. Essas equipes farão ainda visitas para acompanhar, in loco, o desenvolvimento das ações.

Segundo a secretária de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Elbe Brandão, a previsão é que em outubro já sejam certificadas as primeiras empresas. Atualmente, 53 já estão sendo avaliadas.

Ampliação

O governador em exercício destacou que o Selo de Responsabilidade Empresarial poderá ser estendido a outros locais de Minas Gerais que enfrentam problemas semelhantes às regiões Norte e Nordeste do Estado.

“Se funcionar bem, e acreditamos que o será, daremos um segundo passo, estendendo para todo o Estado porque, de fato, outras regiões de Minas também têm em algumas áreas indicadores que não são bons. Então, é uma possibilidade”, detalhou.

As empresas certificadas poderão fazer a aplicação do selo em seus produtos. As vantagens para as empresas, ao obterem o selo, são a possibilidade de utilizar material promocional do programa, utilizar o selo em seus produtos e em campanhas de mídias. A obtenção do selo pode trazer ainda uma visão mais positiva junto aos investidores e à comunidade financeira, melhor qualidade no relacionamento com o público e fidelização do consumidor.

Também estiveram presentes à solenidade, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, e o superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Fiemg, Carlos Eduardo Abijaodi.