Minas lança programa digital para atender municípios

O Governo de Minas criará gratuitamente contas de e-mail e páginas web para cada município e associação microrregional que ainda não possuem este tipo de serviço.

Minas lança programa digital para atender municípios
O governador em exercício Antonio Anastasia e o vice-presidente da República, José Alencar, participaram, nesta segunda-feira (4), no Expominas, da abertura do 26º Congresso de Municípios e a 25ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, promovidos pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Durante o evento, Anastasia assinou convênio entre o Governo de Minas e a AMM para a implantação de padronização da comunicação eletrônica, como sites e e-mails, nos municípios e associações microrregionais mineiras.

Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

Entre as ações previstas, o Governo de Minas criará gratuitamente contas de e-mail e páginas web para cada município e associação microrregional que ainda não possuem este tipo de serviço. As páginas poderão ser usadas para distribuição de notícias, vídeos, links, aplicativos próprios como atendimento ao cidadão online.

O programa será coordenado pela equipe do projeto TEIA, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Além de Anastasia, assinou o convênio o presidente da AMM, Celso Cotta.

Parcerias

O governador em exercício também defendeu as parcerias entre o Governo de Minas e os municípios. Segundo ele, o novo modelo de gestão implementado no Estado, recuperando a sua capacidade de investimento, vem possibilitando um diálogo constante entre o governo estadual e as prefeituras.

“Nos últimos anos, o Governo do Estado tem realizado parcerias mais do que estreitas com os municípios. Todos os projetos do Estado nas áreas de educação, saúde, segurança pública, infra-estrutura, telefonia, todos estes projetos estão sendo feito com os municípios”, disse Anastasia. E completou: “conseguimos melhorar muito a infra-estrutura dos serviços públicos no Estado em razão do nosso equilíbrio financeiro, os próprios prefeitos reconhecem que já avançaram muito. São parcerias que ocorrem, inclusive, com a União também em relação ao Estado e aos próprios municípios”.

O 26º Congresso Mineiro de Municípios acontece entre os dias 4 e 6 de maio com o tema central sendo meio ambiente e a sustentabilidade ambiental. Também serão debatidos o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), turismo, saúde, crise econômica, educação, meio ambiente, integração dos municípios, via Internet, reforma tributária e um novo pacto federativo para o país.

Nova diretoria

Na próxima quarta-feira (6), durante o encerramento do 26º Congresso, a nova diretoria da AMM tomará posse para o período 2009/2010. São 42 prefeitos entre a diretoria executiva, conselho fiscal e diretores regionais. O presidente eleito é o prefeito de Conselheiro Lafaiete (Região Central), José Milton de Carvalho Rocha (PSDB).

Ele tem 51 anos, é advogado e empresário. Iniciou sua carreira política como vereador em Catas Altas da Noruega. Foi vereador também em Conselheiro Lafaiete. Elegeu-se deputado estadual, em 1988. Em 2002, voltou à Assembléia. Em 2008, foi eleito prefeito de Conselheiro Lafaiete. Vai substituir Celso Cota, que foi prefeito de Mariana por dois mandatos (2001-2008) e dirige a AMM desde 2005.