Anastasia avalia ações do projeto de Convivência com a Seca

Anastasia participou da reunião de avaliação do Projeto Estruturador de Convivência com a Seca.

O governador em exercício Antonio Anastasia durante reunião no BDMGBELO HORIZONTE - O governador em exercício, Antonio Augusto Anastasia, participou nesta segunda-feira (4), no Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), da reunião de avaliação do Projeto Estruturador de Convivência com a Seca. Foi apresentado ao governador o andamento de diversas ações que buscam acabar com os problemas enfrentados pela população em função da falta de água na região do semi-árido mineiro.

Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

“O Estado hoje não trata a seca somente no período da estiagem. Os barramentos já estão acontecendo, o sistema de monitoramento da seca e a ação da eficiência energética estão em andamento. É uma gama de projetos e órgãos dedicados a essa ação não somente no momento do desastre”, explicou a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), Elbe Brandão.

Apesar das ações constantes para o enfrentamento da seca, o Governo de Minas já está preparado para atuar nos próximos meses, durante o período de estiagem. Já estão garantidos no orçamento estadual recursos para a compra de caminhões-pipa, cestas básicas e cisternas.

“Logicamente, há previsão orçamentária para municípios que ainda precisarão de caminhão-pipa, mas já temos diversas comunidades que estão sendo libertadas da ausência da água e que hoje já têm consolidado isso na porta da sua casa”, explicou a secretária.