Governo de Minas entrega Conjunto Habitacional em Ipuiúna

Vice-governador particiapa da entrega de casas do programa Lares Gerais no município de Ipuiúna.

Vice-governador entrega casa a Sandra Cristina em IpuiunaIPUIÚNA - O Governo de Minas entregou, nesta sexta-feira (24), 50 casas populares no município de Ipuiúna, na região Sul de Minas. Com investimentos de R$ 1,39 milhão, as casas do Conjunto Habitacional Jardim das Flores foram construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), por meio do Programa Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP). A entrega das casas contou com a presença do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, do presidente da Cohab-MG, Teodoro Lamounier, dos secretários de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, e de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Mello, além dos deputados federais Bilac Pinto e Geraldo Thadeu, deputados estaduais Carlos Mosconi, Thiago Ulisses e Dalmo Ribeiro, e do prefeito de Ipuiúna, Elder Cássio de Souza Oliva.

“Estamos entregando casas populares em todo o Estado de Minas Gerais. Demonstramos, assim, as ações do Governo, reconhecendo as pessoas mais humildes em um programa de grande expressão social, à força do Governo de Minas”, disse Anastasia.

Foto: José Carlos Paiva /Secom MG

Para o vice-governador, a construção de conjuntos habitacionais também responde ainda a uma questão de ordem técnica. “Estamos privilegiando as cidades pequenas e médias para conter o êxodo rural, vitalizar as cidades pequenas. Não há nenhum interesse em incharmos Belo Horizonte, ou Pouso Alegre, ou Varginha; é importante que as cidades médias e pequenas tenham sua habitação”, afirmou.

As casas populares, inauguradas em Ipuiúna e em todos os conjuntos habitacionais da Cohab-MG, possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço coberta, num total de 36,27 metros quadrados de construção.

“Trabalhamos em equipe, como determina o governador Aécio Neves, em prol do desenvolvimento de Minas Gerais e para entregar resultados para a população do Estado. No momento em que entregamos casas, devolvemos a confiança e o apoio que a população dá ao Governo de Minas”, disse Anastasia. O vice-governador ainda lembrou que o trabalho de planejamento feito pelo Estado possibilita inaugurar obras, mesmo em um momento de crise, como vêm enfrentando os municípios, o Estado e o Governo Federal.

Emoção

“Esse trabalho que fazemos no Governo há seis anos tem por objetivo a emoção. Venho à entrega destas casas para ver o rosto das pessoas que recebem as chaves das suas novas casas, com emoção e reconhecimento. O poder público não dá estas casas como um presente, é sua obrigação dar dignidade à população”, completou.

Com essa inauguração, o Governo de Minas totaliza 17.445 casas populares entregues pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular, enquanto 3.367 estão em construção e outras 1.069 já estão concluídas, prontas para serem entregues aos seus proprietários. As obras do Conjunto Habitacional Jardim das Flores tiveram investimento de R$ 1,3 milhão, compreendendo recursos do Fundo Estadual de Habitação e R$ 150 mil correspondentes à contrapartida do município, referentes à aquisição do terreno e obras de infra-estrutura.

O Programa Lares Geraes, criado e implementado pelo Governo de Minas a partir de 2005, expressa a prioridade dada pelo Estado à redução do déficit habitacional em Minas e o compromisso firmado pelo Governo mineiro de oferecer habitações dignas a um número crescente de famílias mineiras que ganham até três salários mínimos e não têm condições de adquirir a sua moradia própria.

Prioridade para a mulher

Das 50 casas populares do Conjunto Habitacional Jardim das Flores, em Ipuiúna, 26 têm como proprietárias mulheres arrimo de família. Mulheres com esse perfil ganham prioridade nos contratos de financiamento das casas construídas pela Cohab. No processo de seleção dos candidatos à casa própria, a mulher arrimo de família ou mãe solteira recebe 15 pontos no item estado civil, ao passo que o candidato solteiro recebe um ponto e o divorciado ou separado, cinco. Trata-se da maior pontuação atribuída aos diversos critérios, igual apenas para o candidato que mora em área de risco.

Os critérios de inscrição, seleção e classificação dos candidatos foram estabelecidos pela Resolução 294/2007. A condição de arrimo precisa ser atestada oficialmente pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Habitação da cidade onde mora a candidata. Os maiores de 60 anos e os portadores de deficiência física também são beneficiados com a política inclusiva do Governo de Minas na aquisição da casa própria.