No próximo domingo tem visitação no Palácio da Liberdade

No domingo (26), o rico acervo do Palácio da Liberdade poderá ser admirado novamente. A visitação pública guiada, um dos mais agradáveis programas turísticos da capital, começa às 08h30 e termina às 13 horas.

Sempre no último domingo de cada mês, toda a beleza do Palácio pode ser conferida na visita que tem duração aproximada de 20 minutos, feita em grupos de até 15 pessoas que percorrem os 30 principais cômodos do Palácio. Passam pelo hall da escadaria, toda fabricada na Bélgica em estilo art-nouveau. Em seguida, conhecem a imponência dos salões Nobre, Dourado, das Comendas, do Banquete, do Couro, da Rainha e a Sala de Retratos.

Além de conhecer o prédio, o visitante assiste à tradicional Troca da Guarda e hasteamento de bandeiras com a participação do Batalhão de Polícia de Guardas e da banda de música da Polícia Militar de Minas Gerais, cerimônia que vem sendo realizada desde o início da década de 80.

Regras para visitação

Por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas como a apresentação do documento de identidade na entrada.

Durante a visita, é proibido o consumo de bebidas ou lanches no interior do prédio, o uso de calçados de salto agulha e de filmadoras ou máquinas fotográficas. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Haverá guarda-volumes na entrada.

Mais informações pelo telefone 3299-4068 ou e-mail cerimonial@governo.mg.gov.br.

O Programa Visitação

A abertura do Palácio à visitação pública integra um conjunto de projetos estruturadores do Governo de Minas para a proteção do patrimônio priorizando o acesso da população aos bens culturais protegidos.

Entre maio e novembro de 2008, foram seis edições e uma média mensal de mil visitantes. Assim, mais de seis mil pessoas conheceram e desfrutaram de toda a beleza da sede do Governo Mineiro, palco de importantes acontecimentos da história republicana de Minas e do Brasil.

Em sua primeira edição de 2009, ocorrida no último domingo de março (29), o Palácio da Liberdade recebeu cerca de 400 pessoas.