Anastasia lança a campanha Urbanicidade, sobre a RMBH

Vice-governador participou do lançamento da campanha "Urbanicidade, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais.

O Vice-governador Antonio Anastasia na abertura da campanha Urbanicidade na sede do Crea-MGBELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou do lançamento da campanha “Urbanicidade - O papel do empreendedor na produção do espaço metropolitano sustentável - A (re)construção da RMBH”, nessa quarta-feira (15), na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Foto: Renato Cobucci/Secom MG

A campanha foi idealizada pelo Crea-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), através do convênio 411 / 2008 da Sedru, para estabelecer um novo marco na busca de sinergia entre poder o público e a sociedade civil, com o objetivo de (re)construir um espaço regional pautado pelos princípios da sustentabilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Os objetivos da campanha Urbanicidade são: identificar pesquisas, empreendimentos e intervenções na RMBH; provocar diálogo entre agentes que atuam nas cidades da RMBH divulgando as informações identificadas; mobilizar os profissionais do Sistema Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea)/ Crea-MG para refletirem sobre a relação Municípios e Região Metropolitana, em especial de Belo Horizonte; refletir sobre o lugar dos profissionais do Sistema Confea/ Crea-MG na produção da cidade; promover o intercâmbio de experiências entre profissionais do Sistema e a sociedade civil sobre governabilidade e governança; e refletir e apresentar experiências exitosas na produção e manutenção da cidade.

Os pressupostos que orientam a proposta, ancorados nas Constituições Federal e Estadual, são a promoção da cidadania, a defesa dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, da função social da cidade e da propriedade. Cumprindo os princípios da gestão metropolitana, a campanha quer contribuir para reduzir as desigualdades sociais e territoriais, construir e reconhecer a identidade metropolitana, e buscar a transparência da gestão e controle social.

Estrutura da campanha

Cada mês a Sedru e o Crea-MG apresentarão um tema específico para a campanha, organizados dentro do conceito de Desenvolvimento Sustentável, com um conjunto de eventos. Em abril, o seminário temático terá como tema “O Espaço Metropolitano na Perspectiva do Desenvolvimento Econômico”. Em maio, o tema será “RMBH - O Espaço Metropolitano na Perspectiva Ambiental”. Em junho, “O Espaço Metropolitano na Perspectiva do Desenvolvimento Social”. Em julho, “RMBH – Perspectivas para o Desenvolvimento Territorial” e em agosto, “RMBH – Perspectivas para o Desenvolvimento da Gestão Democrática e Eficaz”.

Nos meses de setembro e outubro será elaborado e impresso o Caderno Metropolitano: “Urbanicidade - O papel do empreendedor na produção do espaço metropolitano sustentável - A (re)construção da RMBH”, a partir do textos produzidos pelos palestrantes e participantes dos Encontros Metropolitanos e da síntese dos debates na TV. Em novembro este Caderno será distribuído a todos os participantes do evento, com prestação de contas final e encerramento do convênio.