Anastasia abre Encontro dos Conservatórios em Uberaba

Vice-governador participou da abertura do I Encontro de Professores dos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.

BELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou da abertura do I Encontro de Professores dos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesse sábado (4). Realizado pela Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG), o evento termina neste domingo (5) e tem como meta criar a oportunidade para que os conservatórios do Estado se encontrem, abrir espaço para a discussão sobre a situação legal dos mesmos como um todo, bem como criar uma legislação que possa atender os conservatórios em suas especificidades, respeitando as diferenças próprias dos mesmos no que se refere à pedagogia e à legislação.

“O encontro dos Conservatórios de Minas Gerais é algo singular. Minas é o único estado do Brasil que tem uma rede de conservatórios na sua Rede Pública de Ensino. Reconhecemos a importância da rede de conservatórios. A importância da cultura na formação dos nossos jovens é algo que o Governo de Minas aplaude, incentiva e estimula”, disse Anastasia.

Durante seu pronunciamento, a presidente da APPMG, Joana D’Arc Gontijo, falou sobre a luta árdua e constante da associação para que os servidores tenham sempre os seus direitos garantidos. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Regional Vale do Rio Grande, em Uberaba, José Maria Barra, ressaltou a relevância da formação musical na formação humana.

O Conservatório Estadual de Música Doutor José Zóccoli de Andrade apresentou, sob regência de José Mauro Alves e coordenação Ângela Villela Marquez de Sá, a Camerata Professor José Cilas Pereira Rocha, que conta, ao todo, com 33 músicos, dentre estudantes e professores do conservatório. Fundada em 1995, já se apresentou em outros estados com repertório variado, que remonta as origens musicais brasileiras e clássicos da música erudita ocidental.

Estiveram presentes cerca de 500 professores dos 12 Conservatórios Estaduais de Minas Gerais de Araguari, Diamantina, Ituiutaba, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Visconde do Rio Branco. Os conservatórios possuem também integrantes de Itaú de Minas, Passos e Poços de Caldas.

Participaram da abertura do I Encontro de Professores dos Conservatórios Estaduais de Minas Gerais o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), Paulo Paiva; o deputado federal Paulo Piau; o deputado estadual Fahim Miguel Sawan; o secretário Municipal de Educação de Uberaba, Marcos Bordon, representando o prefeito Anderson Adauto; a superintendente Regional de Ensino de Uberaba, Vânia Célia Ferreira; a diretora do Conservatório Estadual Renato Fratechi, de Uberaba, Edsonina Fernandes Ferreira de Souza; o comandante da 5ª Região da Polícia Militar, coronel Flávio Romualdo Aparecido de Aquino; o presidente da Fiemg Regional Vale Paranaíba, de Uberlândia, Pedro Lacera do Nascimento, e o presidente da Fiemg Regional Pontal do Triangulo, de Ituiutaba, Antônio Valério Cabral de Menezes.