Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia inaugura sede do Cread, em Belo Horizonte

Vice_governador e subsecretários de políticas antidrogas e de esportes e da juventude inauguraram, nesta sexta-feira (20), a sede do Centro de Referência Estadual em álcool e Drogas (Cread).

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

 O vice-governador Antonio Anastasia inaugurou a sede do Centro de Referência em Álcool e DrogasBELO HORIZONTE (20/02/09) - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia, o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, e o subsecretário de Estado de Esportes e da Juventude, Rogério Romero, inauguraram, nesta sexta-feira (20), a sede do Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), instalado na rua Tupinambás, 314, no centro de Belo Horizonte. O Cread é um pólo de implementação da Política Estadual sobre Drogas, que coordena e executa cursos, seminários, simpósios e fóruns referentes à temática de álcool e outras drogas.

Foto: José Carlos Paiva/Secom-MG

Na mesma solenidade, foi entregue o novo espaço do Centro de Acolhimento SOS Drogas, que oferece orientação gratuita e encaminha dependentes químicos para tratamento. As autoridades e convidados conhecerão o novo layout do site do Observatório Mineiro de Informações sobre Drogas (Omid), que disponibiliza, via web, conhecimentos e informações de serviços que atuam na área de dependência química.

“Lamentavelmente, indicam os especialistas, uma das fontes da criminalidade é a questão das drogas, principalmente os homicídios. Podemos verificar isso pela leitura dos jornais. A criação deste Centro de Referência em Álcool e Drogas certamente vai permitir que Minas, de modo pioneiro mais uma vez no Brasil, consiga apontar caminhos para a redução da criminalidade decorrente das drogas”, disse o vice-governador. Segundo Anastasia, Minas Gerais tem apresentado nos últimos anos queda significativa dos índices de criminalidade, mas o Governo do Estado ainda permanece firme nesse combate.

O vice-governador ainda explicou que o poder público, na área das drogas, não pode fazer nada sozinho. É imprescindível a participação da sociedade civil, da família, da imprensa, de todas as forças vivas da sociedade para, articuladamente, combater esse mal do século XXI, que são as drogas e o álcool. “Queremos não só reduzir ainda mais a criminalidade, mas também trabalhar para o conforto e a dignidade da pessoa humana na própria família. Muitas vezes um familiar envolvido com drogas ou álcool, mesmo que não tenha caminhado na trilha do crime, causa terríveis problemas para si mesmo, abandonando o trabalho, os estudos, perturbando sua saúde e sua própria família. Esse esforço será feito por esse Centro”, concluiu.

O Cread, o Omid e o SOS Drogas terão capacidade para atendimento presencial e telefônico de 1.300 pessoas por mês, com 18 funcionários e 29 entidades parceiras. O prédio da sede do Cread é alugado pelo Governo do Estado.

Cread

O Cread trabalha para personalizar o atendimento ao usuário de substâncias psicoativas e a seus familiares, propiciar conhecimentos e orientações sobre o uso indevido dessas substâncias para toda a comunidade que demandar o serviço e integrar as ações de atenção ao dependente químico em todo o Estado de Minas Gerais.

Entre seus objetivos estão a promoção de esclarecimentos quanto às intervenções, metodologia de trabalho e conteúdos programáticos de prevenção ao uso de substâncias psicoativas; a orientação de familiares e amigos quanto a procedimentos e atitudes em relação à dependência química, no contexto familiar e o estímulo a ações que busquem o bem-estar físico, emocional e a reinserção social, estabelecendo parcerias com instituições afins, por meio de ações de capacitação para o mercado de trabalho, oficinas profissionalizantes, oficinas terapêuticas, aumento da escolaridade.

O Cread ainda atua na manutenção de um banco de dados que propicie a avaliação do perfil epidemiológico dos usuários desse serviço em todo o Estado de Minas Gerais, a partir da integração com os serviços do Programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico; o oferecimento de informações sobre substâncias psicoativas a estudantes, educadores e comunidade em geral, via Projeto ATENDE! (serviço telefônico gratuito); a disponibilização de acolhimento pessoal e individualizado e, se necessário, o encaminhamento do dependente para tratamento em instituições especializadas; e a realização de reuniões de Grupos de Mútua-Ajuda, como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Amor Exigente, Pastoral da Sobriedade, Fumantes Anônimos.

“Basicamente, o Centro vai atuar em três áreas: acolhimento dos usuários de drogas - as pessoas que sofrem com o uso e abuso das substancias -, orientação do âmbito da capacitação, com melhores praticas em matéria de capacitação profissional, e disseminação de informações com o Omid”, afirmou o subsecretário de Políticas Antidrogas.

De acordo com Cloves Benevides, Minas Gerais lança, com a inauguração do Cread, um portal para distribuição de bolsas para profissionais no âmbito do Estado que trabalham nessa área, com 300 vagas de especialização. Este é o maior projeto de capacitação de profissionais no âmbito de drogas feito no Brasil.

Dentro de suas atividades, o Cread oferece Grupos Especializados para o combate ao tabagismo, disponibiliza ações dos Grupos Especializados de Redução de Danos, em parceria com Secretaria de Estado de Saúde (SES), implementa parcerias com as instituições de ensino superior para serviços de extensão acadêmica e mantêm acervo bibliográfico, disponibilizando-o à comunidade.

Serviço: Cread (31) 3274.1989 – www.omid.mg.gov.br

 

Fonte:

Últimas Notícias