Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretaria de Governo participa da inauguração da quinta maior usina de energia solar do Brasil

Localizada no município de Várzea da Palma, no Norte de Minas, a usina conta com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais está atraindo empresas e assim aumentando a geração de empregos. Um dos exemplos é a inauguração da Usina Fotovoltaica Hélio Valgas, que aconteceu nesta quinta-feira (9/11), no município de Várzea da Palma, no Norte de Minas.

 A usina tem capacidade instalada de 662 megawatt-pico (MWp) e conta com mais de 1,2 milhão de painéis fotovoltaicos distribuídos em uma área de 1.142 hectares, que irão gerar energia equivalente ao abastecimento de aproximadamente 850 mil residências. É a quinta maior usina de energia solar fotovoltaica do Brasil.

 A Secretária de Estado Adjunta de Governo, Mila Corrêa da Costa, participou da inauguração e destacou a importância de empreendimentos que geram empregos para os mineiros e ainda contribuem para a geração de energia renovável.

 A usina é um empreendimento do Grupo Comerc Energia. Durante sua construção foram gerados cerca de 1,7 mil empregos diretos, muitos desses ocupados por trabalhadores locais, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico da região.

O evento contou ainda com a participação de parlamentares mineiros; do Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; do prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro de Abreu; de representantes da empresa, entre outros.

 Minas incentiva o setor de energia solar fotovoltaica

Criado em 2019, o Projeto Sol de Minas busca alavancar o protagonismo de Minas Gerais no setor de energia solar fotovoltaica, atraindo investimentos e geração de emprego e renda. A iniciativa estimula empreendimentos solares de geração centralizada e a adoção de sistemas solares de geração distribuída por parte de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de atrair empresas fornecedoras de bens e serviços para o setor.

 O Projeto permitiu ao Estado se tornar referência nacional em energia solar fotovoltaica, sendo hoje o estado líder em geração. 

 

Últimas Notícias