Governo de Minas vai distribuir gratuitamente 1,3 milhão de litros de leite para mais de 14 mil famílias

Modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiará, em fase inicial, 900 agricultores familiares

Imagem ilustrativa -
(Foto: Lucas Prates/Segov-MG)

Governo de Minas Gerais foi o palco, nesta sexta-feira (22/9), na Cidade Administrativa, do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Modalidade Leite no estado. A iniciativa tem como objetivo a distribuição gratuita de leite para a população em situação de vulnerabilidade das regiões Norte e Nordeste do estado, por meio de compra direta de agricultores familiares..

Inicialmente, o PAA Leite tem como foco garantir a distribuição para 47 municípios das regiões, o que corresponde ao atendimento a mais de 14 mil famílias. Para tanto, serão entregues aproximadamente 1,3 milhão de litros de leite, adquiridos de cerca de 900 pequenos produtores, fortalecendo e apoiando, assim, a agricultura familiar.

“É uma satisfação muito grande ver que estamos dando mais um passo. Estou sempre presente no interior, acompanhando a vida real e sei da importância dessa ação que está sendo implementada. Esse programa é importantíssimo para dar mais dignidade para os mineiros”, disse o governador Romeu Zema. "Fazer desenvolvimento social, justiça social, passa por diversas ações. Agradeço a todos aqueles que se envolveram para resgatar esse programa tão importante que, infelizmente, havia sido descontinuado em 2018. O que temos feito nessa gestão é retomar aquilo que ficou paralisado, esquecido e abandonado. Consegue ajudar mais um governo que tem responsabilidade com o uso dos recursos públicos", completou.

O projeto é uma realização do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Para a execução, o valor investido por Estado e União supera R$ 6 milhões.

“Nas minhas andanças pelo Norte e Nordeste de Minas, a volta do PAA Leite foi muito demandada. Esse programa é o maior de segurança alimentar, de fomentar a diminuição da insegurança alimentar em Minas. Então, sua retomada é muito importante, pois os produtores voltam a gerar renda e passam a ser exemplos para outros entrarem nesse programa. O PAA Leite também é essencial, principalmente, para os beneficiários, que estão inscritos no CadÚnico”, afirmou a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.

A secretária reforçou, ainda, o papel do leite para crianças de 0 a 3 anos, o que também será considerado na distribuição. "Esse programa representa o que é a política de primeira infância. Se a gente trabalhar a alimentação especialmente nessa faixa etária, estaremos ajudando no desenvolvimento de crianças mais saudáveis”, afirmou.

“O Idene está trabalhando incansavelmente para que a gente consiga levar esse benefício e transformar a vida das pessoas”, completou o diretor-presidente do Idene, Carlos Alexandre da Silva.

PAA Leite

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite foi instituído pela Lei Nº 14.628/2023 e regulamentado por normativas estabelecidas pelo Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos e, em nível federal, já atende toda a região Nordeste do Brasil.

Para viabilizar a aquisição do leite para distribuição às famílias do Norte e Nordeste de Minas, o Idene realizou chamamento público com o intuito de credenciar associações e laticínios para o fornecimento, desde o leite in natura coletado dos produtores rurais cadastrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) até o processo final de pasteurização, envasamento e a entrega nos pontos de distribuição/entidades aos municípios credenciados.

A condição para o recebimento do leite pelas famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional é estarem registradas no CadÚnico, com prioridade àquelas com o perfil do Bolsa Família, além de outros beneficiários atendidos por instituições da rede socioassistenciais (Resolução GGPAA Nº 82/2020).

Distribuição

O atendimento aos municípios foi possibilitado por meio da disponibilidade de fornecedor habilitado e em condições logísticas e geográficas para realizar a entrega nos respectivos territórios.

O produto já envasado para consumo – leite pasteurizado, tipo c, será entregue às famílias nos pontos de distribuição pré-determinados em equipamentos públicos que fazem parte da rede socioassistencial nos municípios atendidos. São eles:

Bocaiúva; Bonito de Minas; Brasília de Minas; Buritizeiro; Campo Azul; Catuti; Cônego Marinho; Coração de Jesus; Engenheiro Navarro; Espinosa; Glaucilândia; Guaraciama; Ibiaí; Icaraí de Minas; Jaíba; Janaúba; Januária; Japonvar; Jequitaí; Juramento; Lontra; Luislândia; Mamonas; Manga; Mato Verde; Mirabela; Montalvânia; Monte Azul; Montes Claros; Nova Porteirinha; Pai Pedro; Patis; Pedras de Maria da Cruz; Pintópolis; Pirapora; Ponto Chique; Porteirinha; Riacho dos Machados; São Francisco; São João da Lagoa; São João da Ponte; São João do Pacuí; São Romão; Serranópolis de Minas; Ubaí; Várzea da Palma; e Verdelândia.

Fonte: Agência Minas