Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Segov adere ao Plano Anticorrupção do Poder Executivo Estadual

Com a adesão, Secretaria reforça o compromisso com o fortalecimento da integridade

Imagem ilustrativa -
(Foto: )

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Governo (Segov) tem realizado uma série de ações para fortalecer a integridade e aperfeiçoar a gestão pública. Uma delas é a adesão ao Plano Anticorrupção do Poder Executivo Estadual, que foi publicada nesta terça-feira (29/8), no Diário Oficial de Minas Gerais, por meio de resolução conjunta entre a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e outros órgãos do Governo de Minas.

O plano tem o objetivo de diagnosticar as iniciativas já realizadas para o combate à corrupção e de identificar quais ações podem ser implementadas nos próximos exercícios, para que o Governo de Minas possa incrementar sua atuação na prevenção, detecção e na repressão à corrupção.

Segundo o Secretário de Governo, Gustavo Valadares, “a Segov ao integrar o Plano Anticorrupção celebra o compromisso de uma atuação conjunta em favor do combate à corrupção e do fortalecimento da integridade no âmbito do estado”, destaca.

O Plano Anticorrupção foi elaborado a partir de um trabalho em rede e de cooperação técnica dos seguintes órgãos: Advocacia-Geral do Estado (AGE/MG),  Controladoria-Geral do Estado (CGE/MG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG),  Departamento de Edificações  Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG), Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG),  Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG),  Polícia Militar de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG).

Ações já implementadas e perspectivas

Dentre as ações já implementadas e que foram identificadas no Plano está a adesão ao Plano Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), do Tribunal de Contas da União (TCU), que permitiu à Segov identificar pontos de vulnerabilidade interna e estabelecer um conjunto de medidas preventivas e corretivas, bem como a instituição e execução do Plano de Integridade.

 Já com relação às iniciativas futuras, no eixo prevenção, por exemplo, o Plano Anticorrupção cita a estruturação da política corporativa de Gestão de Risco, cujo objeto é a implementação e construção de práticas e estruturas necessárias ao gerenciamento de riscos na Secretaria de Governo, reduzindo a suscetibilidade de ocorrência de fraudes e de corrupção.

Clique AQUI para acessar o Plano Anticorrupção completo

Últimas Notícias