Secretário de Governo acompanha abertura da 2ª Festa do Queijo, no município de Caeté

Evento será realizado até 6 de agosto

Imagem ilustrativa -
(Foto: Fonte: Lucas Prates / Secom-MG)

O queijo artesanal produzido em Minas Gerais tem ganhado destaque nacional e é um dos responsáveis por fomentar a economia em várias regiões do estado. Na cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a iguaria é hoje a estrela de uma festa dedicada a valorizar os produtores.

A “Festa do Queijo", que está em sua segunda edição, será realizada entre os dias 3 e 6 de agosto. São mais de 30 expositores, entre produtores de queijo e de produtos que harmonizam com a iguaria, em um espaço em formato de feira.

A abertura do evento, que aconteceu na noite da última quinta-feira (3/8), contou com a participação de lideranças da região e do Secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, que elogiou a feira e destacou o esforço que a região tem feito para valorizar o queijo e seus produtores. “Estive aqui ano passado com o governador, na primeira edição da festa, e estou muito feliz de ver que a festa está cada vez mais bonita, incrementando a economia não só de Caeté, mas, também, dos municípios vizinhos”.

O prefeito de Caeté, Lucas Coelho, enfatizou que o produto tem ajudado a movimentar a economia da região. “É algo que agrega valor, fomenta a economia e leva o nome da nossa cidade”, afirmou.

Ainda durante o evento, foi assinado o decreto municipal que reconhece a produção do queijo artesanal como patrimônio imaterial do município de Caeté.

Homenagem

Durante a cerimônia de abertura, o Secretário Gustavo Valadares recebeu a “Comenda Insígnia dos Emboabas”, a maior comenda do município.

Região produtora de Queijo Minas Artesanal

Em abril de 2022, o Governo de Minas reconheceu a região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” como produtora de Queijo Minas Artesanal.

A região contempla os municípios de Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté. A caracterização da região como produtora de uma iguaria tão enraizada na história mineira pode impulsionar ainda mais a geração de emprego e renda para os produtores e desenvolvimento para os municípios.

Afinal, o reconhecimento é um processo de resgate da história e da cultura de um determinado território. Além disso, serve como um estímulo para os produtores investirem na atividade, à medida em que podem colocar nos rótulos o nome da região em que é produzido.

A área situada entre as serras da Piedade e do Caraça é reconhecida como um dos mais importantes patrimônios naturais, históricos e religiosos de Minas Gerais com forte vocação turística.

A região “Entre Serras da Piedade ao Caraça” é a 10ª região de Minas Gerais reconhecida oficialmente como produtora de Queijo Minas Artesanal. Mais nove regiões já são reconhecidas como produtoras do tradicional queijo mineiro: Araxá, Campos das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Serra do Salitre, Serro, Triângulo Mineiro e Serras da Ibitipoca.