Alô, Minas! leva cobertura de telefonia móvel e internet a quatro novos distritos e localidades do estado

O programa, coordenado pela Seplag-MG, já beneficiou mais de 38 mil cidadãos com a instalação de antenas

Imagem ilustrativa -
(Foto: )

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ativou quatro novas antenas do programa Alô, Minas!, para levar cobertura de telefonia móvel e internet com tecnologia 4G a distritos e localidades mineiros que ainda não contavam com o serviço. Foram contempladas a localidade de Casa Nova (Patis), o povoado de Mocambo (São Francisco), o povoado de Angical (São Francisco) e o distrito de Acauã de Minas (Leme do Prado).

As quatro antenas foram instaladas junto à operadora de telefonia Vivo e beneficiam cerca de 2.500 mil pessoas. Até o momento, 48 localidades e distritos já foram contemplados pelo Alô, Minas! com a instalação das antenas, atendendo mais de 38 mil cidadãos. O programa busca ampliar o acesso e a conectividade da população e irá abranger 157 localidades e distritos de Minas Gerais.

“O Alô, Minas! intensifica a comunicação entre as localidades e distritos beneficiados, além de robustecer a conectividade, aproximando pessoas, encurtando distâncias e fomentando conquistas. Esta iniciativa habilita o acesso à telefonia celular, permitindo que os moradores se comuniquem de maneira instantânea, acessem serviços on-line e engajem a economia digital”, ressalta o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão, Rodrigo Diniz.

Responsabilidades do município

Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.

As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.

O programa

O Alô, Minas! integra o projeto estratégico Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos, da Seplag-MG. O objetivo é melhorar as condições de vida da população, encurtando distâncias e gerando novas possibilidades de autonomia, desenvolvimento, geração de emprego e renda.

Considerando todos os termos de compromisso do Alô, Minas! já assinados entre o Estado, municípios e operadoras, o programa tem a projeção de beneficiar mais de 110 mil pessoas até fevereiro de 2024.

As antenas do Alô, Minas! já foram instaladas em:

Candeias – Distrito Vieiras Bravos
São Francisco - Povoado de Mocambo
São Francisco - Povoado de Angical
Leme do Prado - distrito de Acauã de Minas

Mais informações sobre o Alô, Minas! estão disponíveis neste link ou podem ser solicitadas por meio do e-mail alominas@planejamento.mg.gov.br.

Fonte: Seplag-MG