Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Comissão de caminhoneiros tem encontro com Secretário de Governo

O Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, recebeu, nesta quarta-feira (17), uma comissão de caminhoneiros, formada por seis associações.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, recebeu, nesta quarta-feira (17), uma comissão de caminhoneiros, formada por seis associações. Além de manifestar aprovação pela prorrogação do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para a categoria, a comissão reivindicou o apoio do Governo de Minas na interlocução com o governo federal em relação ao preço do óleo diesel.

Anunciada na última semana pelo Governo de Estado, a prorrogação do pagamento do IPVA transfere para abril a data de pagamento de cota única do imposto, com desconto de 3% ou o parcelamento em até três meses, nos meses de abril, maio e junho de 2009, obedecendo ao escalonamento pelo final de placa do veículo.

A medida alcança mais de 267 mil caminhões existentes em todo o Estado, cuja arrecadação de IPVA para 2009 é estimada em R$ 120 milhões, recolhendo o imposto com uma alíquota de 1%. No que diz respeito à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículos Automotores (TRLAV), devida para todos os veículos, o prazo de pagamento até 31 de março permanece inalterado.

Para o presidente da Associação das Pequenas e Micro Empresas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Asmep), José Carneiro, a prorrogação do IPVA é importante, uma vez que a categoria enfrenta dificuldades em função da crise mundial. "O gesto do Governo de Minas abriu caminho para que governadores de outros estados façam o mesmo e se tornem sensíveis à nossa causa", ressaltou Carneiro.

Reivindicações

No encontro, a comissão entregou um documento para o governador Aécio Neves, por intermédio do secretário de Estado de Governo, no qual reivindica o apoio do Estado junto ao governo federal para redução do preço do óleo diesel. De acordo com o presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, Nélio Botelho, o óleo diesel é o insumo que mais pesa nos custos de um caminhão.

Outro pedido de interlocução feito pela comissão ao Governo de Minas foi que a governo federal interfira junto às instituições financeiras, com o intuito de obter melhores condições para o pagamento dos juros dos financiamentos contratados pela categoria para adquirir novos veículos.

O secretário Danilo de Castro afirmou que vai encaminhar as reivindicações da categoria, mas destacou que as medidas solicitadas são de competência da União. "Minas já fez sua parte ao prorrogar por três meses o pagamento do IPVA. O Governo de Minas tem buscado outras medidas para beneficiar os setores produtivos e o governador Aécio Neves tem se mostrado sensível à categoria nesse momento de crise mundial", destacou.

Fonte:

Últimas Notícias