Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Palácio da Liberdade será aberto ao público no domingo

Sede histórica do Governo de Minas Gerais será reaberta para visitação pública, após processo de restauração.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Palácio da Liberdade, sede do Governo de Minas Gerais, será reaberto ao público no próximo domingo (25), a partir das 8h30 até às 13h. Após passar pelo mais completo processo de restauração, um dos principais cartões postais da capital mineira estará disponível para quem quiser conhecer um pouco mais da história de Minas. Todo o requinte do edifício, construído no final do século XIX, foi resgatado, incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas, há pelo menos 70 anos, por paredes ou várias camadas de tinta.

A partir de agora, sempre no último domingo de cada mês, toda a beleza do Palácio, fechada ao público há quatro anos, poderá ser conferida em visitação guiada. Além de conhecer o edifício, o visitante assistirá à radicional Troca de Guarda do Palácio da Liberdade, cerimônia que vem sendo realizada desde o início da década de 80.

Marco na história de Minas

Com mais de cem anos de história, o Palácio da Liberdade é um marco referencial da história republicana de Minas e do Brasil. Inaugurado em 1897 pela Comissão Construtora da Nova Capital, o palácio foi projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães em estilo eclético, com predominância de elementos neoclássicos com forte influência da arquitetura francesa.

O requinte da edificação exigiu mão-de-obra especializada e importação de parte dos materiais da Europa. As armações de ferro das escadarias e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração do Palácio, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros. O resultado de seu trabalho pode ser admirado nos tetos, nas paredes e cimalhas, também os ornamentos com aplicação de enfeites em papier-mâché pintados. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França.

Novidades

A visita ao Palácio da Liberdade seguirá um roteiro estipulado por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) para garantir a segurança do rico acervo. Acompanhado de guias, o visitante vai despertar a curiosidade pela riqueza das pinturas do hall da escadaria, passando pelos salões Nobre e Dourado, pela varanda, Salão de Banquetes, Quarto do Governador, entre outros. Conhecerá as pinturas de paredes originais de paredes que foram resgatadas no processo de restauração. Também irá conferir o novo hall do elevador espaço que ficou cerca de 70 anos encoberto por paredes. A visita interna ao Palácio encerra-se pela Sala de Retratos e pelo Espaço Liberdade, ambiente interativo, onde o visitante conhece a história do Palácio e o processo de restauração.

Regras para visitação

Por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas determinadas no passeio pelo Palácio da Liberdade. No momento da entrada, ele deverá apresentar documento de identidade e será fotografado por meio de equipamento digital. Os dados do visitante ficarão registrados no banco de dados do Palácio e, em uma próxima visitação, ele não precisará fazer novo cadastro.

Durante a visita, é proibido o uso de filmadoras ou máquinas fotográficas. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Também é proibido o uso de calçados de salto agulha pelas mulheres, para evitar danos ao delicado piso em parquet. O visitante não poderá consumir bebidas ou lanches no interior do prédio. Haverá guarda-volume na entrada.

Fonte: Jomar Bragança/Iepha - Portal Minas Online

 

 

Acesse aqui para obter mais informações sobre a Visitação ao Palácio da Liberdade.

 

 

 

Fonte:

Últimas Notícias