Secretário recebe prefeitos para tratar de oncologia de Sete Lagoas e região

Odair Cunha se reuniu com oito prefeitos de cidades do Território Metropolitano na sede do BDMG

Imagem ilustrativa -
(Foto: Ascom Segov)

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, se reuniu com prefeitos de oito municípios do Território Metropolitano: Sete Lagoas, Jequitibá, Santana do Pirapama, Fortuna de Minas, Inhaúma, Morada Nova de Minas, Prudente Morais e Matozinhos. O encontro aconteceu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (20/04).

A comitiva de prefeitos solicitou ao secretário Odair Cunha o apoio do Estado para que a área de oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Sete Lagoas, não seja descredenciada pelo Ministério da Saúde. Segundo a comitiva, dos 14 problemas apontados pela vistoria, dez já foram solucionados.

Atualmente, o Hospital é o único da cidade que oferece tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com o descredenciamento, o atendimento de oncologia passaria para o Hospital Imaculada Conceição, em Curvelo.

Apesar de atender cerca de 35 municípios da região, mais da metade dos pacientes do Nossa Senhora das Graças são de Sete Lagoas e com a mudança teriam que percorrer mais de 100 km para realizar o tratamento.

Segundo o secretário Odair Cunha, não há movimento do Estado para descredenciar Sete Lagoas. “Achamos que havendo mais serviços de oncologia no interior do Estado, você desafoga Belo Horizonte. Nós queremos ter os dois serviços credenciados. Um em Curvelo e outro em Sete Lagoas.  E, para isso, precisamos ter todos os setores melhorados e os problemas solucionados, pois no caso do câncer é fundamental ter o diagnóstico precoce e o tratamento rápido. E vamos nos empenhar para isso”.

Também participaram da reunião o subsecretário de Assuntos Parlamentares da Segov, Luís Gustavo Riani, o deputado estadual Douglas Melo, o vice-prefeito de Santana do Pirapama, além de assessores.

Fonte: Ascom Segov