Anastasia discute saúde em Luz e fala sobre gestão pública

O vice-governador Antonio Anastasia entregou equipamentos ao Hospital Professor Basílio, em Moema, e reuniu-se com prefeitos e lideranças do Centro-Oeste mineiro, no município de Luz.

Anastasia discute saúde em Luz e fala sobre gestão pública
Foto: José Carlos Paiva /Secom MG

Tema recorrente entre gestores públicos de todos os níveis do poder político, a saúde, de acordo com o vice-governador professor Antonio Anastasia, é um dos maiores desafios dos governos, em decorrência de sua demanda infinita. É por isso que essa área tem sido uma das prioridades das atuais lideranças do Estado. O Governo de Minas tem se empenhado, a cada dia, para elevar o patamar de qualidade dos serviços de saúde prestados em todos os municípios mineiros. Além de reunir-se com prefeitos e lideranças do Centro-Oeste mineiro para discutir o tema, no município de Luz, nessa quinta-feira (5), o vice-governador professor Antonio Anastasia entregou equipamentos ao Hospital Professor Basílio, em Moema, na manhã desta sexta-feira (6).

No serviço de imagem do Hospital Professor Basílio de Moema, o vice-governador descerrou a placa de marco inaugural de ampliação da rede física da unidade de saúde. “É com muito orgulho que o Governo de Minas inaugura esses serviços. É fácil identificar a importância do Hospital Professor Basílio para a sociedade regional. A ampliação do hospital é mais um exemplo do avanço da saúde em Minas. Ainda temos muito que fazer, mas já estamos no caminho certo”, afirmou.

O Hospital é referência no atendimento ao Serviço Único de Saúde (SUS) e gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto São Francisco (Cisasf). Os equipamentos de ultrassonografia e endoscopia do novo setor de imagem foram comprados com recursos do Governo do Estado e visam ao melhor atendimento à população dos municípios consorciados. O ultrassom poderá atender cerca de 300 pessoas por mês e a endoscopia 200 pessoas. Vale lembrar que o Hospital Professor Basílio é porta de entrada para mais de 150 mil habitantes de sua região de abrangência.

A reunião ocorrida em Luz, na sede do Cisasf, contou com a participação de prefeitos e outras lideranças políticas do Centro-Oeste mineiro a fim de debater sobre as possíveis soluções para a melhoria do atendimento médico-hospitalar para a população local. Anastasia falou sobre a dificuldade de execução das políticas públicas relacionadas à saúde, não apenas em Minas Gerais e no Brasil, mas também em todo o mundo, inclusive em países desenvolvidos, mas disse que existem algumas medidas que podem ser tomadas para solucionar esses problemas.

“As primeiras delas são o trabalho e a seriedade, fundamentais para superar os entraves e chegar aos resultados positivos. Fazer um planejamento para saber aonde queremos chegar, quais são os recursos disponíveis, também é primordial. Além disso, precisamos de uma equipe qualificada para o exercício da gestão pública e utilizar metodologia para aplicarmos os recursos disponíveis com responsabilidade. Os Consórcios de Saúde são iniciativas municipais, mas não podem ficar à mercê apenas dos esforços municipais. A união faz a força, por isso, o Governo do Estado pode e vai apoiá-los no que for preciso”, ressaltou o vice-governador.

Durante o encontro, o prefeito de Moema, que também preside o Cisasf, Marcelo Ferreira Mesquita, relatou a história do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto São Francisco, criado a partir da união de 26 municípios com o objetivo de avançar nas soluções dos problemas de saúde da região. Ele também destacou os problemas atualmente enfrentados pelos Consórcios. “O Cisasf cresceu, fortaleceu-se e, com o apoio do Governo de Minas, tornou-se referência em saúde. Entretanto, ao longo dos anos, com o surgimento de novas formas de financiamento da saúde, recursos imprescindíveis para a manutenção dos Consórcios foram reduzidos”, explicou.

O presidente do Consórcio e outros prefeitos presentes na reunião deram ênfase ao reconhecimento e aos investimentos realizados pelo Governo do Estado na saúde da região, mas pediram ao vice-governador atenção especial aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, que, segundo eles, são hoje instrumentos importantes para a sociedade local.

Palestra

No mesmo dia, em Luz, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco/Universidade de Santo Amaro (Fasf/Unisa), professor Anastasia ministrou a palestra com o tema "A Nova Gestão Pública no Brasil”, para alunos, professores e demais integrantes da comunidade universitária. A palestra fez parte da Semana Acadêmica de Administração, realizada de 3 a 6 de novembro pela faculdade.

O vice-governador falou sobre a importância da evolução social e política do país e evidenciou ser a favor de uma gestão pública inovadora, empreendedora e geradora de bons resultados. “Lamentavelmente, a gestão pública, durante séculos, foi esquecida, e, por consequência, os governos de antigamente não agiam com metodologias de trabalho elaboradas, ou seja, não praticavam a boa gestão. É por isso que precisamos mudar esta realidade. Devemos sempre lutar pelo bom governo, eficiente, honesto, que apresente bons resultados e que desenvolva políticas sociais”, disse.