Aécio recebe estudo sobre Belo Horizonte para a Copa 2014

O governador Aécio Neves se reuniu com o prefeito de Belo Horizonte e com o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base.

Aécio recebe estudo sobre Belo Horizonte para a Copa 2014
Foto: Wellington Pedro/Imprensa MG

O governador Aécio Neves se reuniu nesta quinta-feira (29), no Palácio da Liberdade, com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e com o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy. A entidade apresentou ao governador e ao prefeito estudo detalhado sobre a infraestrutura da capital, com indicações de ações e investimentos necessários para a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Após o encontro, o governador relatou que Belo Horizonte e o estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) foram colocados pela FIFA como possíveis sedes da abertura, encerramento ou semifinais da Copa.

“Recebi, com muita alegria, ontem, um telefonema do presidente (da CBF) Ricardo Teixeira, me dizendo que saiu de Belo Horizonte extremamente bem impressionado com o processo que está em encaminhamento em relação ao Mineirão, e me confidenciou - e posso tornar isso público porque não pediu segredo - que o relatório da FIFA feito em cada uma das cidades-sedes, quando faz a conclusão com relação a Belo Horizonte, coloca Belo Horizonte e o Mineirão, em condições, obviamente, vencendo as etapas que estamos vencendo, de ser sede tanto da abertura da Copa do Mundo, de jogos das semifinais da Copa do Mundo, e até mesmo, da final da Copa do Mundo”, disse Aécio Neve, em entrevista.

Segundo ele, existe um consenso no Brasil para que a final da Copa de 2014 aconteça no Rio de Janeiro. “Existe um consenso nacional em relação ao grande palco do futebol mundial que é o Maracanã para que a final seja lá. Mas o relatório coloca o Mineirão numa posição excepcional e, aquilo que nós dizíamos há alguns meses e nem todos acreditavam, avança para se tornar uma possibilidade concreta: o Mineirão ser o grande palco de abertura da Copa do Mundo. Estamos com o nosso processo em dia, caminhando adequadamente”, completou.

Infraestrutura

O governador também elogiou o relatório apresentado pelo presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base sobre ações de infraestrutura em Belo Horizonte, visando a Copa de 2014. Segundo ele, as equipes do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte analisarão o documento e poderão incorporar algumas sugestões ao cronograma de obras já pré-estabelecido.

“A Abdib tomou a saudável iniciativa de fazer um profundo estudo, depois de um convênio com o Ministério dos Esportes, com uma análise aprofundada das necessidades de investimentos em infraestrutura, visando a Copa do Mundo. Não se fala aqui de estádios apenas, mas do ponto de vista de logística, de acesso, da rede hospitalar, da rede hoteleira, de portos e aeroportos. Recebemos esse relatório, nossas equipes vão analisá-lo com profundidade, vão obviamente incorporar algumas questões ou estabelecer algumas novas prioridades em face do que aquilo que está sendo já feito ou planejado no Estado de Minas Gerais”, disse Aécio Neves.

Aeroporto e metrô

O governador informou que na próxima semana receberá em Belo Horizonte o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, para conversar sobre a elaboração do projeto executivo de ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O projeto inclui a construção de um segundo terminal de passageiros e aumento de capacidade do estacionamento do aeroporto.

“Temos lá um terminal com capacidade para 5,5 milhões de passageiros por ano. Essa capacidade já está exaurida. Estamos no seu limite e precisaremos ampliar esse terminal para até 7 milhões de passageiros. Já existe projeto para isso”, disse o governador.

Em relação ao metrô de Belo Horizonte, Aécio Neves ressaltou que várias alternativas foram apresentadas ao governo federal, com investimentos públicos e também em parceria com o setor privado.

“Já entregamos à Casa Civil há algum tempo e infelizmente não tivemos ainda o retorno que gostaríamos de ter. Várias alternativas foram apresentadas, do ponto de vista da viabilização do empreendimento, seja com investimentos públicos, seja em parceria com o setor privado, mas é preciso que haja, em relação à questão do metrô de Belo Horizonte, um posicionamento mais claro por parte do governo federal”, afirmou ao final do encontro, que também contou com a presença do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa.