Segov ministra curso em ciclo de capacitação realizado pelo Coneci-MG

Equipe da Subsecretaria de Gestão de Transferências Estaduais falou sobre Emendas Parlamentares Estaduais e Prestação de Contas

O Conselho Estadual de Controle Interno de Minas Gerais (Coneci-MG) está realizando uma série de capacitações que têm como objetivo promover a atualização de conhecimentos, fornecer insights, fomentar discussões, esclarecer dúvidas e compartilhar práticas que possam contribuir para o aperfeiçoamento do controle interno e da gestão pública. No último dia 21 de agosto, a equipe da Subsecretaria de Gestão de Transferências Estaduais foi a responsável por ministrar a formação “Emendas Parlamentares Estaduais e a Prestação de Contas de Convênios de Saída”.

Participaram da formação servidores do Poder Executivo Estadual e servidores municipais. Na ocasião, foi apresentado o contexto geral das emendas parlamentares; informações sobre celebração e execução de convênios de acordo com o Novo Decreto de Convênios e apresentação de erros frequentes na celebração, execução e prestação de contas dos convênios.

O Subsecretário de Gestão de Transferências Estaduais, Felippe de Mello, destaca a importância da iniciativa. “As emendas parlamentares e os convênios de saída são temas constantes nos municípios e órgãos do Estado. Dessa forma, a preparação dos técnicos e gestores é muito relevante para o aprimoramento da execução e da prestação de contas”.

Participe do Ciclo de Capacitações

Entre os meses de agosto e setembro, serão oferecidos cursos que abordarão temas como transparência pública, integridade, auditoria interna governamental, tomada de contas especiais, dentre outros. As capacitações são gratuitas e acontecem de maneira virtual.

Para participar, é necessário realizar inscrição prévia em eventos.cge.mg.gov.br.  Podem se inscrever controladores internos estaduais e municipais (Poder Executivo e Legislativo), servidores públicos, gestores, comissões de inventário e de tomadas de contas especiais do Estado e dos municípios mineiros.

O Conselho

O Coneci-MG é uma associação de direito privado que reúne controles internos do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais e dos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios mineiros, com o intuito de promover a integração, a cooperação técnica, o compartilhamento de informações e a articulação entre seus membros, além de incentivar a adoção de boas práticas de governança e de gestão pública.

A criação do Coneci em Minas Gerais foi idealizado pela Controladoria-Geral de Estado.

Fonte: Segov