Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Participação feminina na política é essencial para interromper o ciclo da violência contra a mulher

Secretário de Governo, Gustavo Valadares e a Secretária Adjunta Mila Corrêa da Costa ressaltaram a importância do protagonismo feminino

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas vem realizando diversas ações que visam enfrentar a violência contra a mulher e, para fortalecer as estratégias já implementadas, nesta quarta-feira (21/8), foi realizada a segunda parte do evento “Agosto Lilás: quebre o ciclo da violência contra a mulher”. A iniciativa contou com a participação do Secretário de Governo, Gustavo Valadares, e da Secretária Adjunta, Mila Corrêa da Costa, e teve como objetivo promover um diálogo significativo sobre políticas e estratégias que possam fazer a diferença na vida das mulheres.

Em seu discurso, Valadares destacou a importância do protagonismo feminino, em especial na política. “Estamos no Agosto Lilás e, se tratando da quebra do ciclo de violência, não há como termos resultados efetivos se não tivermos, em todas as áreas, inclusive na política, a participação cada vez maior das mulheres. A minha palavra é de encorajamento para que elas participem, de maneira cada vez mais ativa, das discussões”.

Durante o evento, a Secretária Adjunta da Segov, Mila Corrêa da Costa, foi a responsável por mediar o painel “Políticas de Atendimento à Mulher e a Participação Feminina no Parlamento”.  Participaram da conversa a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, e a Deputada Estadual, Amanda Teixeira.

Mila ressaltou, em sua fala, o número histórico de deputadas no parlamento nesta legislatura – são 15 deputadas - e a importância dessa participação. “Se observamos os projetos de lei sancionados pelo Governador Romeu Zema com a temática da mulher, temos várias facetas, como saúde mental, passando pela proteção à maternidade e mulheres detentas, são assuntos abrangentes que no final vão confluir para a interrupção desse ciclo de violência”.

Ainda durante o evento, o vice-governador, Mateus Simões, assinou o despacho governamental que determina a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher. A diretoria irá gerir a política da instituição sobre a prevenção e o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres, coordenando, sob o ponto de vista técnico, as ações de todas as delegacias especializadas de atendimento à mulher em Minas Gerais. O estado conta com 70 delegacias especializadas de atendimento à mulher.

“Agosto Lilás: quebre o ciclo da violência contra a mulher”

O evento, realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), teve início na última terça-feira (20/8), quando ocorreu a abertura simbólica das discussões, que contou com a participação da Secretária Adjunta da Segov, Mila Corrêa da Costa.

Já nesta quarta-feira (21/8), a programação foi dedicada à continuidade das discussões e atividades, proporcionando um espaço para aprofundar o diálogo.

Agosto foi instituído pela Lei Federal 14.448/2022 como mês dedicado à proteção e conscientização sobre o fim da violência contra a mulher

 

Últimas Notícias