Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Consulta Presencial

Unidade Responsável: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Setor de Periódicos

 

O que é?


Disponibilização, para consulta presencial, de acervo físico do Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

Quem pode utilizar este serviço?


Toda pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado.

Etapas para a realização deste serviço


1º - O interessado deve agendar, previamente por e-mail (xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br), a visita ao acervo do jornal do Minas Gerais impresso;

2º - O cidadão procederá consulta ao acervo, com o auxílio de um servidor da Biblioteca para orientações gerais e, se for o caso, aquisição de cópia autenticada da publicação requerida.

Observação: Para o êxito da pesquisa, é importante que o interessado tenha anotado a data da publicação, o nome completo a ser buscado, Masp e toda informação complementar que possa facilitar a busca como, por exemplo, CPF, cargo, nome do órgão responsável pela publicação, número de comunicados por licença médica, página, etc.

Documentação exigida


Não é necessária a apresentação de documento.

Outras informações


O acervo é composto por exemplares do jornal Minas Gerais, desde 21 de abril de 1892 até 8 de março de 2019, data em que o jornal deixou de ser impresso.
É possível fazer a consulta on-line via site www.jornalminasgerais.mg.gov.br (clique aqui) das edições de 21 de abril de 1892 até 22 de agosto 1943, assim como para datas a partir de janeiro de 2010. 

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abriga o acervo do jornal e disponibiliza o atendimento presencial aos cidadãos, que procedem a pesquisa ao jornal; e presta o serviço de cópia autenticada de publicação. Não sendo realizado atendimento remoto, nem enviado cópias via Correios ou por e-mail.

O Setor de Periódicos oferece, também, acesso aos principais jornais de circulação nacional, estadual e local; revistas informativas, culturais e de entretenimento. Atualmente, são 63 títulos disponíveis para leitura, consulta e pesquisa.

Tempo de espera

O atendimento é por ordem de chegada, asseguradas as prioridades legais, entretanto, a pesquisa é realizada pelo próprio usuário, que deve levar consigo o máximo de informação sobre a publicação a ser buscada. O tempo depende da complexidade da pesquisa e da ação efetiva do usuário, variando de 15 minutos, para as pesquisas com informação correta e completa, até 5 horas, para pesquisas com menos precisão nos dados.

 

Custo


A consulta é gratuita, contudo, a cópia da publicação do Diário Oficial, em formato A3, tem disponibilidade onerosa de R$0,50 (cinquenta centavos) por página. 

Contato 

Por e-mail: xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br 
(É obrigadtório o a agendamento prévio por e-mail)

 

Canal de Atendimento

Exclusivamente de forma presencial na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

 

Legislação

Lei nº 1087, de 02/06/54

Manifesto da Unesco para bibliotecas públicas, 1994

 

Unidade de Atendimento

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Setor de Periódicos
Praça da Liberdade, 21 - Prédio 7 – Subsolo, bairro Funcionários
Belo Horizonte/Minas Gerais.
De segunda a  sextas-feiras, de 8h às 16h00.

 

Esse serviço também pode ser conhecido como
Consulta ao Minas Gerais ou Pesquisa no Minas Gerais