Governador em exercício inaugura conjunto habitacional no Sul de Minas

Anastasia inaugurou o conjunto habitacional Prefeito Nahor Ribeiro de Castro Felix, em Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas.

Antonio Anastasia entregou as chaves da casa ao morador Luciano dos Santos SilvaCONCEIÇÃO DO RIO VERDE - O governador em exercício, Antonio Anastasia, inaugurou nesta sexta-feira (1º), o conjunto habitacional Prefeito Nahor Ribeiro de Castro Felix, em Conceição do Rio Verde, no Sul de Minas. São 50 casas populares que foram construídas pelo Governo de Minas, através do programa Lares Geraes, em parceria com a prefeitura. O investimento total foi de R$ 1,254 milhão, sendo R$ 150 mil da administração municipal, referentes à aquisição do terreno e obras de infraestrutura.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

“A entrega dessas casas significa o resgaste de uma promessa importante do Governo de Minas e significa, em especial, dar dignidade às pessoas com a sua casa própria, que é um sonho antigo de todos nós brasileiros. Ficamos muito felizes que isso ocorra hoje aqui em Conceição do Rio Verde”, afirmou Anastasia, em entrevista, após a entrega das casas.

Das 50 casas populares do conjunto em Conceição do Rio Verde, 13 têm como proprietárias mulheres que são arrimo de família. O governador em exercício explicou que essas mulheres têm prioridade no programa Lares Geraes desde 2007. A condição de arrimo precisa ser atestada oficialmente pela prefeitura e pelo Conselho Municipal de Habitação da cidade onde mora a candidata. Os maiores de 60 anos e os portadores de deficiência física também são beneficiados com a essa política.

“Há uma comprovação de que a mulher hoje é, na maioria dos casos, a chefe da família. Então há uma determinação para que seja dada prioridade às mulheres como chefe da família e também aos portadores de necessidades especiais. Na conversa que tive com os moradores que estão recebendo as casas, observo que muitos estavam sem casa, morando de aluguel, outros morando de favor, e agora têm a sua dignidade resgatada com a sua própria casa, seu próprio lar”, completou.

Durante a cerimônia de entrega das casas, Anastasia entregou pessoalmente as chaves ao morador Luciano dos Santos Silva, que planeja se mudar rapidamente com a família para a nova residência. A dona de casa Maria de Lurdes dos Santos é outra que pretende fazer a mudança nos próximos meses. Atualmente, ele mora de favor, com o marido e os cinco filhos, na casa da mãe.

“Há muito tempo eu sonho com a minha própria casa e não tinha condições de comprar. Agora será maravilhoso porque onde estamos não há espaço para as crianças”, afirmou.

Lares Geraes

O programa Lares Gerais já foi responsável por 21 mil casas, já entregues ou ainda em construção em diversas regiões do Estado de Minas Gerais. Segundo o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), Teodoro Lamounier, somente nos primeiros quatro meses de 2009 já foram entregues 3.800 novas casas. A previsão é chegar ao final do ano com um total de 5.200 moradias entregues à população.

O programa Lares Geraes foi criado pelo Governo de Minas, por intermédio da Cohab-MG, em 2005. O objetivo é reduzir o déficit habitacional do Estado, oferecendo habitações às famílias mineiras que ganham até três salários mínimos e não têm condições de adquirir a sua moradia própria.

As casas dos Conjuntos Habitacionais da Cohab-MG têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço coberta e o terreno permite que elas sejam ampliadas. Os mutuários que pagam as parcelas das casas em dia recebem da Companhia um desconto na prestação. O valor das prestações é de, em média, 25% da renda familiar e não pode ultrapassar esse percentual.

Durante a entrega das casas, o prefeito da cidade, Adilson Paganelli, destacou que a parceria com o Governo do Estado para a construção das novas moradias tem sido fundamental para a redução do déficit habitacional do município.

Saúde da Família

Ainda em Conceição do Rio Verde, o governador em exercício inaugurou, no bairro Nazaré, uma unidade básica de saúde do Programa Saúde da Família, também construído em parceria entre o Governo de Minas e a prefeitura. Foram investidos R$ 240 mil para a construção do posto.