Anastasia participa de festa em homenagem aos trabalhadores

Anastasia participou em Belo Horizonte, das comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, promovidas pela Força Sindical de Minas Gerais.

Governador em exercício Antonio Anastasia durante comemorações do Dia do TrabalhadorBELO HORIZONTE (01/05/09) - O governador em exercício Antonio Augusto Anastasia participou, nesta sexta-feira (1º), em Belo Horizonte, das comemorações do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, promovidas pela Força Sindical de Minas Gerais. O evento abriu espaço para os trabalhadores reivindicarem seus direitos. A campanha de 2009 tem como tema “Toda Força pelo Trabalho Decente”. O objetivo é a luta pelo aumento do número de postos de empregos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Foto: Renato Cobucci/Secom MG

“O 1º de Maio é uma data em que se comemora, já há tantos anos, a questão do trabalhador. E neste momento, é muito importante que haja o foco sobre a questão do trabalho. A crise não pode sacrificar o trabalhador. Durante muitos anos, as empresas estiveram numa situação muito positiva e é claro que agora, não deve o trabalhador pagar o preço da crise econômica. Daí o esforço do Governo Federal, do Governo estadual, dos municípios, dos próprios empresários e, em especial, das Centrais dos Trabalhadores Sindicais para identificar formas sempre de prestigiar e manter o emprego. O objetivo maior é manter o emprego, porque o emprego significa a dignidade no trabalho”, disse o governador em exercício, em entrevista.

A Força Sindical foi fundada em 1991. Seu primeiro presidente foi Luís Antônio de Medeiros, hoje deputado federal, e atualmente é presidido por, Paulo Pereira da Silva. Em Minas Gerais, a Força Sindical foi fundada em 1993 e atualmente conta com cerca de 90 sindicatos filiados, além de federações e confederações.

Durante seu discurso, o presidente da Força Sindical de Minas Gerais, Rogério Fernandes, lembrou que o governador Aécio Neves tem sido parceiro da entidade mineira com a criação do Centro de Solidariedade ao Trabalhador de Minas Gerais para garantir empregos. O 1º secretário da Força Sindical Nacional, Sérgio Leite, representando o presidente, Paulo Pereira, disse que Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu dentro da Força Sindical.

Também participaram do evento, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o deputado federal Mário Heringer, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira, e líderes sindicais.

Atendimento ao trabalhador

O Governo de Minas é parceiro da Força Sindical na Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador de Minas Gerais. A unidade atua na capacitação profissional, intermediação de mão-de-obra e encaminhamento para o seguro-desemprego, por meio do Centro de Solidariedade e Apoio ao Trabalhador.

A unidade móvel divulga as vagas disponíveis no Sistema Nacional de Emprego (Sine) em visita às localidades e disponibiliza habilitação de seguro-desemprego, cadastro para vagas e ofertas de colocação, requisição de carteira de trabalho, informações sobre cursos de qualificação profissional e palestras de competências básicas para o trabalho. Todos os serviços são gratuitos.

Criada no final de 2007, a Unidade Móvel de Atendimento ao Trabalhador já beneficiou cerca de duas mil pessoas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em São Gonçalo do Rio Abaixo, Jeceaba, São Brás do Suaçuí e Entre Rios de Minas.

Casa do Trabalhador

Em novembro do ano passado, o governador em exercício Antonio Augusto Anastasia participou da inauguração da Casa do Trabalhador, nova sede comum da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores (CNTM), em Belo Horizonte.

A Casa do Trabalhador é um espaço de suporte a todas as entidades filiadas à Força Sindical e CNTM, a favor das lutas e mobilizações dos trabalhadores mineiros.