Governo entrega 1.113 viaturas às forças de segurança

Novos carros reforçarão o patrulhamento comunitário da Polícia Militar e nas áreas de fronteiras do Estado, intensificarão a atuação de investigação da Polícia Civil e de pronto-atendimento do Corpo de Bombeiros, além de aumentar a capacidade de transportes de presos do sistema prisional.

Governo entrega 1.113 viaturas às forças de segurança O governador Aécio Neves entregou, nesta quarta-feira (29), no Palácio da Liberdade, 1.113 novas viaturas para as forças de segurança do Estado. Os novos carros reforçarão o patrulhamento comunitário da Polícia Militar e nas áreas de fronteiras do Estado, intensificarão a atuação de investigação da Polícia Civil e de pronto-atendimento do Corpo de Bombeiros, além de aumentar a capacidade de transportes de presos do sistema prisional. Uma das novidades é a criação da Base Comunitária Móvel, vans equipadas com computadores, motocicletas e bicicletas, para o patrulhamento preventivo da PM.

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

Ao todo, foram investidos R$ 60,3 milhões do Tesouro do Estado, no maior conjunto de veículos já entregue às forças de segurança de Minas. Com os novos carros entregues hoje, Minas passa a contar com cerca de 15 mil viaturas policiais.

“É a maior entrega de viaturas para o sistema de segurança pública conjunta de toda história. São 1.113 viaturas que vão atender unidades da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o sistema prisional de praticamente todos os municípios. Isso permite percebermos que as questões fundamentais não estão alteradas. Mesmo em tempos de crise, estamos respondendo com investimentos importantes naquilo que realmente importa e isso mostra que o Estado se organizou para fazer esses investimentos”, afirmou o governador, em entrevista.

Aécio Neves ressaltou que Minas é o Estado que mais investe em segurança. Entre 2003 e 2008, o Governo de Minas destinou R$ 21,58 bilhões à área, sendo que 99,02% dos recursos são do Estado e 0,98% repassados por meio de convênios com Governo Federal e municípios.

“Minas continua sendo o Estado brasileiro que mais investe em segurança pública, mas o importante não é só o volume de recursos que correspondem a 13,5% do nosso orçamento, mas a qualidade desses investimentos. Existe uma série de ações principalmente passando pela integração da Polícia Civil com a Polícia Militar que vem permitindo a Minas diminuir vigorosamente os seus indicadores de segurança”, disse.

Patrulhamento móvel

Durante a solenidade, o governador entregou simbolicamente as chaves dos 491 carros da Polícia Militar. Ele conheceu o projeto Base Comunitária Móvel que estava sendo testado em Belo Horizonte e, agora, será levado para todas as regiões do Estado. São 35 unidades que funcionam em vans equipadas com modernos instrumentos da Polícia Militar, além de 140 motocicletas e 140 bicicletas. Nos carros, estão instalados computadores com acesso ao banco de dados das polícias. As bases móveis reforçarão o patrulhamento preventivo da PM e estimularão a participação da comunidade local no processo de promoção da paz social.

O projeto Cinturão de Segurança da PMMG, programa criado para reforçar as fronteiras do Estado, recebeu 117 viaturas modelo Ranger. O projeto já recebeu, ao todo, 402 carros para inibir ações do crime organizado e de quadrilhas especializadas de roubo de carga, roubo a estabelecimentos bancários, tráfico de armas e drogas e outros crimes contra a segurança pública do Estado. O Cinturão de Segurança é formado por 402 municípios localizados num raio de 50 km de qualquer divisa do Estado.

A PM também recebeu outras 75 viaturas blazer e 124 motocicletas modelo Tornado destinadas à modernização das unidades operacionais inseridas nas áreas de ações integradas. Nesta fase estarão sendo beneficiadas as unidades policiais componentes das Áreas Integradas das principais cidades-pólo do Estado. São elas: Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia.

“A ação da polícia comunitária é extraordinária. O cinturão da segurança pública vem nos permitindo enfrentar o tráfico de drogas, de cargas nas fronteiras do Estado e está funcionando de forma esplendorosa, já com a sua terceira etapa agora já concluída”, disse o governador.

Trabalho de investigação

Aécio Neves também entregou 356 viaturas para reforçar o trabalho investigativo da Polícia Civil. As viaturas – veículos utilitários, leves, motocicletas e ônibus - serão destinadas aos Departamentos de Polícia Civil de todo o Estado.

O Corpo de Bombeiros recebeu 83 viaturas destinadas ao atendimento à população. Entre as viaturas estão carros auto-bombas, auto-tanques, unidades de salvamento, unidades de resgate, ônibus, veículos leves e motocicletas.

Para o sistema prisional foram entregues 183 viaturas. Os veículos são destinados a transporte de presos, agentes do Grupo de Intervenção Tática (GIT) e serviços administrativos.

Melhores condições

O secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, afirmou que as viaturas foram distribuídas de acordo com a estratégia de cada corporação e darão melhores condições de trabalho para os policiais.

“É um evento de muito impacto pela estratégia que ele encerra. A Polícia Militar, com bases comunitárias móveis e o Cinturão de Segurança; a Polícia Civil, fortalecendo suas unidades do interior com equipamentos, e o sistema prisional ganhando unidades com capacidade de fazer transporte, afinal assumiu um grande contingente e é hoje responsável pela condução desses presos às audiências judiciais e a outras tantas. Ao mesmo tempo dá condições às polícias civis, militares, bombeiros e agentes penitenciários de trabalharem com dignidade, qualidade e segurança. É uma coisa de mão dupla, uma segurança qualificada e equipada e uma comunidade bem assistida”, disse o secretário.