Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Anastasia participa da abertura do Salão Mineiro de Turismo

Vice-governador proferiu palestra magna sobre Inovações na Gestão Pública durante a abertura oficial da 2ª edição do Salão Mineiro do Turismo.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Antonio Anastasia ao lado da secretária de Turismo, Érica Drumond.BELO HORIZONTE - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia participou, nesta sexta-feira (3), da abertura oficial da 2ª edição do Salão Mineiro do Turismo, onde proferiu palestra magna sobre Inovações na Gestão Pública. O evento, realizado pela Secretaria deEstado de Turismo de Minas Gerais(Setur), vai até sábado (4) no Minascentro, em Belo Horizonte.

Foto: Carlos Alberto/Secom MG

Durante a palestra, Anastasia lembrou do tempo em que não havia política pública na área, quando todo turismo brasileiro praticamente passava por Minas Gerais, nas décadas de 20, 30 e 40 do século passado. Nesse período, eram muito visitadas as estações hidrominerais na época o termalismo ser considerado uma grande forma de saúde. Com a Segunda Guerra Mundial, os avanços da medicina acabaram por reduzir a importância dessa prática e a política referente às estâncias hidrominerais fez com que as mesmas entrassem em decadência e surgisse um novo turismo em todo mundo vinculado ao circuito sol e mar.

“Nós temos em nosso Estado, do tamanho da França, com seus 853 municípios e 20 milhões de habitantes, uma riqueza de cultura, gastronomia, religiosidades e de todos os aspectos que são de fato atrativos fundamentais para termos aqui não só turistas brasileiros, mas também turistas internacionais, além dos próprios mineiros”, disse o vice-governador ao ressaltar o renascimento do turismo em Minas Gerais.

Anastasia observou como responsabilidade específica do Governo de Minas a infra-estrutura necessária para que o turismo se consolide e lembrou os esforços do Estado para que toda a malha rodoviária seja recuperada. Da mesma forma, falou do investimento do Governo para que para que todas as cidades mineiras fiquem, no máximo, a 100 quilômetros de um aeroporto balizado, iluminado e em perfeitas condições de funcionamento.

Além das questões infra-estruturais, o vice-governador ressaltou a necessidade de qualificação como questão fundamental para o funcionamento do turismo e para que Minas tenha de fato uma rede de hospitalidade. “Nós podemos ter boa infra-estrutura, podemos ter qualificação, ter a rede de hotelaria perfeitamente preparada, podemos ter divulgação e as vantagens dos destinos, cada qual com seu perfil, mas nós precisamos ter gestão. Toda política pública em Minas Gerais, necessariamente, deve ter como pressuposto de seu sucesso um processo vigoroso de gestão, que seja empreendedora, seja inovadora, de fato corajosa e ousada”, afirmou.

Anastasia ainda falou com otimismo sobre a possibilidade da capital mineira receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e ressaltou que todo o entorno de Belo Horizonte e todo o Estado serão mobilizados. De acordo com ele, o evento permitirá um grande salto diferencial do turismo em Minas Gerais. O anuncio oficial da Fifa sobre as cidades que sediarão o evento será em maio.

Turismo em Minas

A 2ª edição do Salão Mineiro do Turismo mostra produtos de todas as regiões do Estado e abre espaço para discussões e palestras voltadas a gestores públicos e empreendedores do turismo, sobre os avanços, modelos de gestão e novidades no setor.

De acordo com o secretário Nacional de Políticas Públicas do Ministério do Turismo, Airton Pereira, que representou o ministro Luiz Barreto na abertura do evento, Minas Gerais foi o Estado que mais se desenvolveu no último ano. “É possível perceber o avanço extraordinário que o turismo teve em Minas em um ano”, ao lembrar que esteve 1º Salão Mineiro do Turismo, em 2008.

O evento tem o objetivo de ampliar a visão sobre Minas Gerais, conhecer e reconhecer os produtos turísticos, divulgar e alinhar o que o Governo de Minas tem feito ao longo do Estado. De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, Minas é um dos estados que mais cresce no Brasil.

Durante a abertura do salão, a secretária fez um balanço do Turismo em Minas e apresentou perspectivas para o futuro. “O ano de 2009 é um ano de oportunidades para o turismo mineiro. Teremos oito feriados nacionais e o turismo doméstico está aquecido. Minas são muitas e durante o segundo Salão Mineiro será possível conhecer um pouco de cada uma delas”, destacou. “Estamos certos que Minas Gerais poderá se tornar o primeiro destino turístico do país, pois já é a melhor opção para compor, com todos os outros estados do Brasil, destinos de sol e mar. Queremos transformar Minas no melhor e mais visitado destino turístico do Brasil”, finalizou.
 

Fonte:

Últimas Notícias