Anastasia inaugura trecho do Proacesso em Camacho

Acompanhado pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Vice-governador inaugurou as obras de pavimentação da rodovia que liga Camacho a Itapecerica (MG-164), na região Centro-Oeste do Estado.

O trecho Camacho-Itapecerica é o quinto da região contemplado pelo ProacessoCAMACHO - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia inaugurou, nesta sexta-feira (27), as obras de pavimentação da rodovia que liga Camacho a Itapecerica (MG-164), na região Centro-Oeste do Estado. Acompanhado pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Élcio Monteze, Anastasia foi recebido em Camacho por alunos da Escola Estadual Nelson Fernandes da Costa e da Escola Municipal Marivaldina Ferreira.

Foto: Osvaldo Afonso/Secom-MG

O trecho pavimentado possui 20,6 Km de extensão e o investimento foi da ordem de R$ 17,5 milhões, dentro do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). “Essas obras são fundamentais porque elas não só trazem qualidade de vida essencial às pessoas, mas trazem segurança e permitem o desenvolvimento e o progresso econômico, na medida em que uma obra de ligação asfáltica é imprescindível e fundamental para atrairmos empresas para as regiões que ainda não têm desenvolvimento maior”, disse Anastasia.

Com a obra, todos os municípios do Centro-Oeste mineiro passam a ter ligação asfáltica com outro ou com uma via principal. O trecho Camacho-Itapecerica é o quinto da região contemplado pelo Proacesso. Antes foram concluídos os trechos Doresópolis, até o entroncamento com a MG-050; Leandro Ferreira, até o entroncamento com a BR-262; Vargem Bonita, até o entroncamento com a MG-341 e a ligação entre São Roque de Minas e Piumhí.

Desenvolvimento

Camacho possui aproximadamente quatro mil habitantes e tem a economia baseada na agropecuária e produção de café. Diolindo José da Silva mora na região desde que nasceu, há 73 anos. Na comunidade do Campo da Lavra, distrito da cidade, ele possui criação de gado. “É bom demais ter esse benefício, a estrada asfaltada melhora muito nossa vida e há muito tempo esperava por isso. Se chovia, a gente não saía daqui”, afirmou.

Na mesma comunidade, Nélio Manoel da Silva possui uma propriedade de cerca de 15 hectares. Há 11 anos planta café e comemora as novas possibilidades que a estrada pode trazer à região. “Vai nos beneficiar muito. O transporte de materiais para o plantio passa a ter o frete mais barato, os agrônomos passam a cobrar menos para a visita à propriedade e por aí vai. É ótimo, pois teremos mais facilidades”, comemorou o produtor rural.

O lavrador José Raimundo Furtado trabalha no distrito de Borges desde os 11 anos de idade. Ele planta café em uma propriedade rural da região e acredita que a estrada trará o progresso para Camacho. “Agora a chegada do adubo é mais fácil, tanto quanto o encaminhamento da produção”, avaliou.

“A obra abre a cidade para o desenvolvimento e amplia os caminhos para todos os setores. Fomos agraciados pela perseverança e persistência do Governo de Minas, que fez reviver com suas ações a esperança dos pequenos municípios”, disse o prefeito de Camacho, Geraldo Cardoso Lamounier.

Proacesso

O Proacesso integra um conjunto de ações do Governo de Minas que visam melhorar a infra-estrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mais carentes. O programa tem o objetivo de ligar por asfalto a uma via principal ou a outra cidade os 225 municípios que, em 2003 (início do programa), não possuíam esse tipo de benefício.

“No Proacesso hoje estamos com 102 obras totalmente concluídas, 80 obras em andamento, algumas já caminhando para a fase de conclusão, outras ainda na fase inicial, outras pela metade, e daremos ordem de início até o final do mês de maio para o restante”, disse o diretor-geral DER/MG, José Élcio Monteze

Até 2010, outros 123 municípios deverão ter o acesso a outra localidade ou a uma rodovia principal concluído ou em fase final de conclusão, fazendo com que 100% das cidades mineiras sejam ligadas a uma rede viária principal. A meta para 2009 é a conclusão de 32 trechos.

Já foram pavimentados 2,4 mil quilômetros de estradas e investidos mais de R$ 1,4 bilhão nas diversas regiões de Minas Gerais. A meta é pavimentar 5.515 quilômetros, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios mais carentes.