Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Palácio da Liberdade reabre dia 29 para visitação pública

Palácio da Liberdade volta a abrir suas portas para uma das mais agradáveis opções turísticas da capital mineira.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

No próximo domingo (29), o Palácio da Liberdade volta a abrir suas portas para uma das mais agradáveis opções turísticas da capital mineira. Na programação, que começa a partir das 8h30, o público acompanha a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no Coreto da Praça da Liberdade. 

A partir das 9h, terá início a apresentação do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos) na já tradicional solenidade da Troca de Guarda (seguindo o modelo da guarda britânica no Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Em seguida, o tour é aberto ao público que, em grupos de 15 visitantes, percorrerá os 30 principais cômodos do Palácio.

A visitação segue, até as 13h, obedecendo ao roteiro feito por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). A abertura do Palácio da Liberdade acontece sempre no último domingo de cada mês. No ano passado, foram seis mil visitantes.

História

Além de conhecer um pouco mais sobre a história republicana de Minas e do Brasil, o público pode admirar toda a beleza arquitetônica e o requinte do edifício inaugurado em 1897. Projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães em estilo eclético, predominando elementos neoclássicos com forte influência da arquitetura francesa, o Palácio foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital.

O requinte da edificação exigiu mão-de-obra especializada e importação de parte dos materiais da Europa. As armações de ferro das escadarias e as estruturas metálicas da cobertura vieram da Bélgica, as telhas, de Marselha, e o pinho-de-riga, madeira utilizada no piso, da Letônia. Para a pintura e decoração do Palácio, foi contratado o artista Frederico Antônio Steckel, que veio do Rio de Janeiro trazendo uma equipe de decoradores nacionais e estrangeiros.

O resultado de seu trabalho pode ser admirado nos tetos, nas paredes, cimalhas e nos ornamentos com aplicação de enfeites em papier-mâché pintados. As peças do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres também foram trazidos da Europa, principalmente da França.

O Palácio foi reaberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado. No prédio, foi realizado o mais completo processo de restauração desde a sua construção. Todo o requinte do edifício foi resgatado; incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta.

Normas

Para aproveitar melhor o passeio e por medidas de segurança, o visitante deverá obedecer algumas normas: apresentar documento de identidade na entrada e, durante a visita guiada, é proibido o consumo de bebidas, lanches, uso de calçados de salto agulha, filmadoras ou máquinas fotográficas no interior do prédio. Somente é permitido fotografar na área externa do Palácio. Haverá guarda-volumes na entrada. Mais informações: (31)3299-4068 ou cerimonial@governo.mg.gov.br.

Evento: Visitação pública ao Palácio da Liberdade
Local: Palácio da Liberdade
Horário: das 8h30 às 13h
Data: domingo (29)

Fonte:

Últimas Notícias