Vice-governador fala sobre o empreendedorismo feminino

Anastasia abre evento "Salto em Negócios – Mulheres Empreendedoras", durante café da manhã na Associação Comercial de Minas.

O vice-governador Antonio Anastasia discursou na abertura do eventoBELO HORIZONTE - O empreendedorismo feminino foi o tema do Salto em Negócios – Mulheres Empreendedoras, evento aberto pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, nesta segunda-feira (23), em um café da manhã na Associação Comercial de Minas (ACMinas), em Belo Horizonte. “A ACMinas tem um papel muito importante no empreendedorismo feminino e o Governo do Estado pode e deve estimular esse papel da mulher no empreendedorismo, porque no momento em que ela cada vez mais se firma no mundo dos negócios, também terá participação mais ativa na sociedade civil e no mundo político”, disse Anastasia.

O Brasil vem experimentando um crescimento significativo do número de empresas lideradas por mulheres. Em um universo de aproximadamente 14 milhões de empreendedores no país, o contingente feminino já representa quase 50%. Capacitar as mulheres que se lançaram à atividade empreendedora, ou as que têm planos de fazê-lo, para que sejam bem sucedidas na iniciativa, é a proposta do Salto em Negócios – Mulheres Empreendedoras, promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas.

Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

Conselho Estadual da Mulher

Anastasia lembrou o apoio que o Governo de Minas dá às mulheres, através do Conselho Estadual da Mulher (CEM), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). “O Governo apóia firmemente as mulheres através do Conselho Estadual da Mulher, com ações coordenadas, que se desdobram não só na educação, mas na saúde, segurança e aplicação de leis de proteção. É um grande conjunto de ações, inclusive para qualificação profissional, o que coincide com o esforço da ACMinas”, afirmou.

Criado em 24 de agosto de 1983, pelo então governador Tancredo Neves, o CEM é uma forma de atender aos anseios e reivindicações do movimento feminista e de mulheres em Minas. O conselho foi reestruturado em 2007 com o fortalecimento do seu papel deliberativo e de controle social quanto à formulação e execução das políticas públicas. Desde sua criação o CEM tem implementado ações na busca da ampliação da cidadania das mulheres, propondo, monitorando e avaliando as políticas públicas voltadas para a promoção desse segmento da população.

Participaram do café da manhã o presidente da ACMinas, Charles Lotfi, a presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, Elizabeth Pimenta, a presidente do Conselho Estadual da Mulher (CEM), Carmem Rocha, e a fundadora do Conselho da Mulher Empreendedora da ACMinas, Maria Elvira.