Subseam apresenta projeto Lixo sustentável ao Ministério Público

A Subsecretaria de Assuntos Municipais busca apoio do Ministério Público do Estado para o Projeto Lixo Sustentável.

A Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam) busca apoio do Ministério Público do Estado para o Projeto Lixo Sustentável. Na última terça-feira, dia 10, na sede da entidade em Belo Horizonte, representantes da Subsecretaria apresentaram dados do projeto e o relatório sobre a situação do tratamento de resíduos sólidos nos municípios mineiros.

Participaram do encontro pela Subseam o Superintendente Antônio Naback e o Coordenador de Projetos Especiais Anderson Luiz. Os dois foram recebidos pelo Coordenador do Centro de Apoio das Promotorias de Meio Ambiente, promotor Luciano Badini, e pelo Coordenador das Promotorias de Defesa das Sub-bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, promotor Carlos Eduardo Ferreira.

Por ser o principal órgão fiscalizador do Estado e manter diálogo constante com as prefeituras, o Ministério Público será um parceiro importante na implantação do Lixo Sustentável, segundo avaliação do Coordenador Anderson.

O objetivo do Lixo Sustentável é extinguir os depósitos a céu aberto no Estado e auxiliar os municípios a encontrarem medidas eficientes para condicionar os resíduos. Desenvolvido pela Subseam, a iniciativa conta com o respaldo da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Urbano (Sedru).

Na primeira fase do projeto, a Subsecretaria conheceu, através de um questionário enviado às 853 prefeituras mineiras, como é tratado do lixo nas cidades. Com as respostas, foi realizado um estudo sobre as ações que poderiam ser feitas em cada região. Hoje, a Subseam faz um levantamento no mercado das tecnologias para tratamento de resíduos, informações que posteriormente serão encaminhadas às administrações municipais.

Na foto estão, da esquerda para a direita, os promotores Carlos Eduardo Ferreira e Luciano Badini, o superintendente da Subseam Antônio Naback e o coordenador da Subseam Anderson Luiz.
Foto: Thiago Silvério / Subseam

Mais Informações através da Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Assuntos Municipais, no telefone (31) 3219-7295.