Anastasia abre a maior feira de calçados de Minas Gerais

Durante visita a Nova Serrana, vice-governador abre feira que reúne os principais fabricantes de calçados da região Centro-Oeste de Minas.

A feira é de grande importância para o setor calçadista do EstadoNOVA SERRANA - O vice-governador Antonio Augusto Anastasia abriu a 4ª Nova Serrana Feira e Moda, considerada a maior feira de calçados de Minas Gerais, nesta terça-feira (10), no Centro de Eventos da cidade. A feira reúne os principais fabricantes de calçados de Nova Serrana e da região Centro-Oeste do Estado. Ao todo, são 170 estandes, com 250 marcas de produtos infantis, masculinos, femininos e esportivos. A expectativa de negócios para esta edição é da ordem de R$ 17 milhões, com estimativa de nove mil visitantes. O evento será realizado até quinta-feira (12) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).
Foto: José Carlos Paiva/Secom MG

“Nova Serrana se firma como o maior pólo produtor calçadista de Minas e também caminha para ser o primeiro do Brasil”, disse Anastasia. O vice-governador se confessou impressionado pela quantidade de expositores na feira e, mais do que isso, pela qualidade dos produtos, pela variedade e criatividade do design. “É muito importante a parceria aqui firmada entre o Governo do Estado, a prefeitura, as entidades empresariais e o Sebrae, todas as forças ajudando o sindicato que representa essas empresas, para que a região de Nova Serrana e todo o Arranjo Produtivo Local se enraíze e adense cada vez mais, criando aqui progresso, desenvolvimento, emprego e renda para a gente do Centro-Oeste de Minas”, completou.

A feira é de grande importância para o setor calçadista do Estado, pois reúne os fabricantes do Arranjo Produtivo Local (APL) mineiro, é responsável por trazer para Minas Gerais as principais redes de lojas do país e diversos compradores internacionais, que serão trazidos pelo Projeto Comprador, iniciativa realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com o Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova) e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). O projeto espera negociar US$ 300 mil durante a feira.

Expectativa

Nova Serrana é hoje um dos principais pólos calçadistas do Brasil, responsável pela produção anual de 81 milhões de pares e geração de 20 mil postos de trabalho diretos. Apesar das turbulências no cenário econômico mundial, as empresas de calçados do município produziram no ano passado 5% mais do que o registrado em 2007. Em faturamento, o crescimento foi ainda maior, as mil empresas do pólo registraram R$ 72 milhões, o que equivale a um crescimento de 10% quando comparado com o ano anterior. A expectativa é que em 2009 as empresas atinjam um crescimento de 3% sobre esse valor.

Participaram da abertura da feira o prefeito de Nova Serrana, Paulo César de Freitas, presidente do Sindinova, Ramon Alves Amaral, o presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, Afonso Gonzaga, o diretor do Sebrae MG, Matheus Cotta, o diretor superintendente do Sebrae MG, Afonso Maria Rocha, o diretor vice-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Ziza Valadares, o deputado federal Jaime Martins e os deputados estaduais Domingos Sávio e Gustavo Valadares.