Comissão de Ética da Segov realiza palestra sobre Ética e Teletrabalho

Evento foi realizado no formato virtual e reunião servidores da pasta

Imagem ilustrativa -
(Foto: )

O teletrabalho é uma realidade para os servidores do Governo de Minas. Na Secretaria de Estado de Governo (Segov), cerca de 69% dos servidores fazem homeoffice, parcial ou integral. Para discutir a importância da ética no trabalho, a Comissão de Ética da Segov realizou uma palestra para discutir a temática.

O evento foi realizado no formato virtual, nesta terça-feira (27/6), e reuniu servidores dos diferentes setores da Segov.

Na abertura da palestra, a presidente da Comissão de Ética, Silvana Maria da Silva, deu boas-vindas aos participantes e falou sobre o objetivo do evento. “O teletrabalho é hoje uma realidade no nosso serviço público. Nossa intenção foi trazer informações sobre o tema”, afirmou.

Já o superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças, Marcelus Fernandes Lima, parabenizou a Comissão pela iniciativa e destacou a necessidade de os servidores entenderem as mudanças para que “possam estar vigilantes do ponto de vista do compromisso com o elevado padrão de consciência ética profissional”.

Palestrantes

O Ouvidor da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Falber Reis Freitas, apresentou a definição de teletrabalho e os principais desafios e referências para sua superação. Falber iniciou a palestra falando sobre a importância da ética. “A ética é base de tudo e o teletrabalho é uma realidade que, com a pandemia, assumiu contornos quase que onipresentes”, afirmou.

Ele ainda destacou que para ser ético no ambiente de trabalho, “é necessário sempre buscar as melhores práticas e evitar as disfunções. É importante sempre tentar superar os desafios”.

Já o Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública de Minas Gerais, Jonatan Agnelli Pires Generoso, apresentou a legislação e a realidade do teletrabalho em Minas Gerais. “Ao agente público cabe realizar seu trabalho conforme os preceitos legais e éticos sempre visando ao interesse público. Quanto mais formos vigilantes, menos erros vamos cometer”, ressaltou.

Jonatan pontuou ainda a necessidade de entender a missão do órgão em que o servidor atua. Para isso, apresentou para os participantes uma relação entre o interesse público e a Segov, destacando a missão e objetivos da pasta.

A Comissão de Ética

Entre as finalidades da Comissão de Ética está orientar e aconselhar sobre a ética profissional do agente público no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, atuar na   prevenção e na apuração de falta ética e promover a divulgação e aplicação das demais normas previstas no Código de Conduta Ética.

Compõem a  Comissão: a presidente Silvana Maria da Silva e os membros Juliana Sousa Almeida e Cleber Ferreira de Paula Os suplentes são Silvia Maria da Cunha Martins e Elizabete Kelle de Oliveira Santos

A Comissão, que foi instituída pela Resolução SEGOV Nº 24, publicada em maio de 2022, terá mandato de três anos. Após este período deverá ser indicada uma nova comissão.