Em Congresso da AMM, Secretário de Governo reforça compromisso com os municípios mineiros

​​​​​​​Igor Eto participou da cerimônia de abertura do 38º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nesta terça-feira (9/5), em Belo Horizonte

Imagem ilustrativa -
(Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG)

O Governo de Minas está trabalhando ao lado dos municípios para levar cada vez mais benefícios para os mineiros. O compromisso de fortalecer o trabalho conjunto com as prefeituras do estado foi reafirmado, nesta terça-feira (9/5), pelo Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, durante a abertura do 38º Congresso Mineiro de Municípios.

“Se, nos últimos quatro anos, o nosso trabalho foi o de colocar em dia todas as dívidas deixadas pelos governos passados, daqui para frente queremos construir o futuro ao lado das prefeituras, por meio de investimentos na saúde, educação, infraestrutura e segurança. Queremos estar lado a lado com as prefeituras”, afirmou Eto.

Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso é considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas. O Congresso reúne autoridades, agentes municipais e representantes políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

Com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o evento acontece até esta quarta-feira (10/5), no Expominas, em Belo Horizonte.

Durante a cerimônia, o governador em exercício, Deputado Estadual Tadeu Martins Leite, destacou que o evento é uma amostra do trabalho que é realizado nas cidades mineiras. “Aqui é um grande ‘case’, uma grande amostra para todo o estado - e, por que não, para todo o país - do trabalho que as prefeituras já fazem, e também uma oportunidade de troca de experiências e de informações entre os municípios”.

Na oportunidade, Tadeu assinou, junto a deputados estaduais presentes, projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros. A lei complementar nº 171, de 9 de maio de 2023, dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos dos fundos de saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e de saldos financeiros de parcerias e convênios firmados pelo Estado.

O Presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, aproveitou o evento para falar da grandeza do Congresso. “Não é fácil fazer um evento dessa magnitude, em que batemos todos os recordes, tanto em número de público, como em número de palestras, e em número de afiliados, ultrapassando 800 municípios hoje aqui”, ressaltou.

Pela Segov também participou da cerimônia, o Secretário Adjunto de Estado de Governo, Juliano Fisicaro, também participou do evento.

Mérito municipalista

Durante a solenidade, secretários de Estado, chefes de Segurança e presidentes de órgãos do Governo de Minas foram agraciados com a “Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo”, a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros a personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo.

*Com informações da Agência Minas