Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Em Congresso da AMM, Secretário de Governo reforça compromisso com os municípios mineiros

​​​​​​​Igor Eto participou da cerimônia de abertura do 38º Congresso Mineiro de Municípios, realizado nesta terça-feira (9/5), em Belo Horizonte

Imagem ilustrativa -
(Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas está trabalhando ao lado dos municípios para levar cada vez mais benefícios para os mineiros. O compromisso de fortalecer o trabalho conjunto com as prefeituras do estado foi reafirmado, nesta terça-feira (9/5), pelo Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, durante a abertura do 38º Congresso Mineiro de Municípios. 

“Se, nos últimos quatro anos, o nosso trabalho foi o de colocar em dia todas as dívidas deixadas pelos governos passados, daqui para frente queremos construir o futuro ao lado das prefeituras, por meio de investimentos na saúde, educação, infraestrutura e segurança. Queremos estar lado a lado com as prefeituras”, afirmou Eto. 

Realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), o Congresso é considerado o maior evento municipalista estadual do Brasil, com público estimado de 10 mil pessoas. O Congresso reúne autoridades, agentes municipais e representantes políticos para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.

Com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o evento acontece até esta quarta-feira (10/5), no Expominas, em Belo Horizonte.

Durante a cerimônia, o governador em exercício, Deputado Estadual Tadeu Martins Leite, destacou que o evento é uma amostra do trabalho que é realizado nas cidades mineiras. “Aqui é um grande ‘case’, uma grande amostra para todo o estado - e, por que não, para todo o país - do trabalho que as prefeituras já fazem, e também uma oportunidade de troca de experiências e de informações entre os municípios”. 

Na oportunidade, Tadeu assinou, junto a deputados estaduais presentes, projeto de lei que beneficia mais de 780 municípios mineiros. A lei complementar nº 171, de 9 de maio de 2023, dispõe sobre a transposição e a transferência dos saldos dos fundos de saúde dos municípios, provenientes de repasses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e de saldos financeiros de parcerias e convênios firmados pelo Estado.

O Presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, aproveitou o evento para falar da grandeza do Congresso. “Não é fácil fazer um evento dessa magnitude, em que batemos todos os recordes, tanto em número de público, como em número de palestras, e em número de afiliados, ultrapassando 800 municípios hoje aqui”, ressaltou.

Pela Segov também participou da cerimônia, o Secretário Adjunto de Estado de Governo, Juliano Fisicaro, também participou do evento. 

Mérito municipalista

Durante a solenidade, secretários de Estado, chefes de Segurança e presidentes de órgãos do Governo de Minas foram agraciados com a “Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo”, a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros a personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo.

*Com informações da Agência Minas 

Últimas Notícias