Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Diário Oficial completa de 131 anos e está cada vez mais acessível para os mineiros

Jornal é fonte de consulta para servidores do Governo de Minas e ajuda a dar transparência às ações do Estado e dos municípios

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Segov)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Com o passar dos anos, o Diário Oficial de Minas Gerais se fortalece cada vez mais como fonte de pesquisa para os mineiros. Seja um servidor que necessita acessar algum documento referente à carreira, um município que precisa divulgar um edital ou para a população em geral que busca mais informações sobre um decreto, por exemplo, o Jornal está sempre à disposição. Ele é gratuito e totalmente digital.

São 131 anos, comemorados nesta sexta-feira (21/4), sendo o principal meio de divulgação das publicações oficiais do Governo de Minas.

Desde 2019, ano em que o Jornal Minas Gerais se tornou completamente eletrônico, ele está mais acessível e traz mais transparência para as informações divulgadas. São, em média, 3 milhões de acessos por ano. Só nos primeiros quatro meses de 2023, já foram registrados mais de 1 milhão de acessos.

Para o Secretário de Governo, Igor Eto, a data deve ser comemorada e os avanços pelos quais o Jornal passou também.  “O Diário Oficial faz parte da história de Minas. As mudanças pelas quais ele tem passado nos últimos anos serviram para facilitar o acesso da população e o entendimento das informações publicadas”. 

Divulgação e pesquisa

Na página do Jornal na internet, www.jornalminasgerais.mg.gov.br, é possível encontrar o acervo histórico digitalizado. Já está disponível o conteúdo desde a  primeira publicação até o ano de 1943, além de edições mais atuais veiculadas a partir do ano de 2010.

Uma equipe vem trabalhando de forma cuidadosa para que as edições de 1944 a 2009 também sejam disponibilizadas para a população.

Em nosso estado, o Jornal Minas Gerais é também utilizado pelas cidades mineiras. Na aba “Diário dos Municípios Mineiros” são publicados assuntos de interesse público. 

O Caderno vem passando por melhorias constantes, que facilitam o acesso às informações divulgadas pelos municípios mineiros.

131 anos de história

A primeira edição do Diário Oficial foi publicada em 21 de abril de 1892, em homenagem ao centenário da morte de Tiradentes.

O Jornal Minas Gerais é o instrumento responsável por dar publicidade aos atos de governo e demais matérias de interesse público, em observância aos princípios constitucionais e em conformidade com artigo 1º da Lei 19.429/2011, que determina as diretrizes de publicação dos atos.

No ritmo das transformações tecnológicas, a produção evoluiu dos antigos clichês, passando pela máquina linotipo e pela impressão em off-set, e, desde março de 2019, também com o nome de Diário Oficial Eletrônico Minas Gerais (DOMG-e), ele é completamente eletrônico, com assinatura digital que atende aos requisitos de autenticidade, integridade e validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil.

Já foram publicadas no Diário Oficial matérias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e, por meio delas, foi contada parte da história do Estado, não apenas pelos registros normativos e administrativos: a publicação documentou fatos nacionais e internacionais, posses de governadores, suas respectivas biografias, eventos e acontecimentos que interferiram nos contextos político, econômico e social nos quais a sociedade mineira estava inserida.

Últimas Notícias