Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Sisema lança nova versão de portfólio de serviços ambientais para apoio aos municípios

A versão atualizada do portfólio traz projetos mantidos pelos cinco órgãos ambientais que integram o Sisema

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação )

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lançou, nessa segunda-feira (13), a versão atualizada do Portfólio de Serviços e Ações Ambientais para apoio a prefeituras mineiras. O documento traz 48 ações desenvolvidas pelo Estado capazes de auxiliar gestores municipais na formulação de políticas públicas locais de regularização ambiental. Entre as novidades da versão 2023, estão o suporte para realização de Queima Prescrita em unidades de conservação e apoio à comunicação de incêndios florestais.
 

A versão atualizada do portfólio traz projetos mantidos pelos cinco órgãos ambientais que integram o Sisema: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG).
 

COMO USAR

O documento apresenta um descritivo, acompanhado do contato do setor técnico responsável, de cada um dos serviços e ações ambientais estaduais disponíveis às administrações municipais. Para acessar, basta clicar no link disponível em cada uma das 48 seções do portfólio.
 

“Assim, o gestor municipal terá mais agilidade para acessar as informações que precisa para desenvolver suas iniciativas, instrumentos e estratégias de gestão ambiental, trazendo mais dinamismo à gestão pública e qualidade de vida para a população mineira”, explica a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo.
 

A versão atualizada traz sete novos serviços ambientais oferecidos pelo Sisema. São eles: Declaração da Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde; Regularização para Intervenção em Recursos Hídricos; Declaração de Carga Poluidora (DCP); Relatório Anual de Fiscalização Ambiental; Diagnóstico Ambiental do Estado de Minas Gerais; Queima Prescrita e Comunicação de Incêndio Florestal em unidade de conservação estadual via 0800.283.23.23.
 

O documento inclui também serviços de apoio ao atendimento de acidentes e emergências ambientais, previsão do tempo e riscos meteorológicos, municipalização do licenciamento, índices de qualidade da água e do ar, planos municipais de conservação e recuperação florestal, entre outros temas ligados à gestão ambiental no âmbito de prefeituras e consórcios intermunicipais.
 

FINALIDADE

“Esse compilado de 48 ações apresentados pelo Sisema tem por principal finalidade encurtar o caminho entre a política pública ambiental do Estado e as iniciativas promovidas pelos municípios, que estão na linda de frente do atendimento ao cidadão”, afirma o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
 

O Portfólio de Serviços e Ações Ambientais do Sisema foi elaborado pela Diretoria de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos (DPAI), da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), da Semad. A compilação do material contou com o apoio técnico dos cinco órgãos que integram Sisema.
 

Clique aqui para acessar o Portfólio de Serviços Ambientais do Sisema

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Últimas Notícias