Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Romeu Zema toma posse para segundo mandato como governador de Minas em 1º de janeiro

Após evento na ALMG, governador e vice seguem para o Palácio das Artes; cerimônia será austera

Imagem ilustrativa -
(Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O governador reeleito Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Logo após a sessão, eles seguem para o Palácio das Artes, na Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, para a cerimônia de recondução ao cargo. 

Romeu Zema foi reeleito governador de Minas no primeiro turno das eleições, com 6.094.136 votos (56,18% dos válidos). Ele e Professor Mateus foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no dia 19 de dezembro de 2022. A diplomação os habilitou a assumirem e exercerem os respectivos mandatos eletivos.

Nos últimos quatro anos, o trabalho de Romeu Zema foi pautado na busca pelo equilíbrio das contas, respeito ao dinheiro público e ao contribuinte e pela parceria com as prefeituras. Assim, por orientação do próprio governador, a cerimônia de recondução ao cargo será austera, sem mordomias e marcada pela presença dos prefeitos, que caminharam junto com a atual gestão para que o estado voltasse aos trilhos do desenvolvimento e da geração de emprego e renda.

Cerimônia

Logo na chegada ao foyer do Palácio das Artes, às 11 horas da manhã, Romeu Zema passa em revista a Guarda de Honra formada por cadetes da Polícia Militar de Minas Gerais, e em seguida, se encontrará com o vice-governador eleito, Professor Mateus. Eles farão reverência à bandeira de Minas Gerais e se dirigirão ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes, onde participarão da cerimônia ao lado de chefes de outros Poderes e de representantes de instituições de Minas Gerais. Ambos farão um pronunciamento.

Ao longo da cerimônia, três grupos musicais se apresentarão para o público. Primeiro, o grupo Quinteto Minas apresenta um repertório que vai do clássico ao popular em versão instrumental, trazendo a cultura do cancioneiro mineiro para a ocasião.

Outra atração será o Coral Afro Vozes de Caxambu, iniciativa que nasceu em 2003 como projeto pedagógico que desenvolve a formação artística para os estudantes da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães, localizada no Quilombo Caxambu, no município de Rio Piracicaba.

Já no encerramento, será a vez da Guarda de Congo da Irmandade do Rosário e São Benedito realizar um cortejo, levando a cultura do Reinado para o Palácio das Artes. A Guarda de Congo é oriunda da cidade de Carmo do Cajuru e já tem mais de 90 anos de existência.

O foyer do teatro também receberá 11 produtores mineiros premiados, que oferecerão para degustação dos convidados produtos como cafés especiais, cachaças, queijos e azeite de abacate. Eles também poderão compartilhar suas histórias e tradições com o público, antes e depois da cerimônia.

Clique aqui para conferir o perfil do governador eleito

Clique aqui para conferir o perfil do vice-governador eleito

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias